Seminário de Neurociências em Pernambuco - Neurobucano ocorre amanhã (6) na UFPE

Será realizado amanhã (6) o Seminário de Neurociências em Pernambuco – Neurobucano , no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). O objetivo geral do evento é atrair para um mesmo espaço e tempo o conjunto de pessoas interessadas em estudos de neurociências em Pernambuco e aproveitar para a discutir os caminhos futuros para estes esforços na região. Participarão cinco pesquisadores referências em suas áreas, que virão apresentar e debater os seus resultados recentes e os próximos passos na direção de novas descobertas.

Este seminário é uma realização da UFPE, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e organização dos seguintes Programas de Pós-Graduação: em Engenharia Biomédica, em Física, em Engenharia de Produção, em Nutrição, e em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento.

Palestrantes

Alfonso Renart – Em 1996, ele recebeu seu diploma de graduação em Física Teórica da Universidad Autónoma de Madrid. Fez seus estudos de pós-graduação na mesma universidade e obteve seu doutorado em 2000. Nos EUA, juntou-se ao laboratório de Ken Harris, na Universidade Rutgers. Na Rutgers, ele usou gravações eletrofisiológicas em grande escala in vivo e modelagem matemática para estudar a estrutura das correlações temporais em circuitos corticais. Seu laboratório no Programa de Neurociência da Champalimaud usa registros populacionais em roedores com comportamento desperto, modelagem de rede e ferramentas de análise de dados para investigar como a cognição é moldada pela dinâmica dos circuitos neuronais.

Antonio Roque – Possui graduação (1985) e mestrado (1987) em Física pela Unicamp e doutorado em Ciência Cognitiva e Inteligência Artificial pela Universidade de Sussex, Inglaterra (1992). Atualmente, é professor da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (Departamento de Física, FFCLRP), onde criou e coordena o Laboratório de Sistemas Neurais (SisNe).

João Bessa – PhD (2008), psiquiatra, professor de Anatomia e Psiquiatria da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, membro do Centro Clínico Acadêmico, Faculdade de Ciências da Saúde/Hospital de Braga e sócio fundador de um Bn´ML.

Osame Kinouchi Filho – Bacharel em Física pelo Instituto de Física e Química de São Carlos – atual IFSC/USP (1987), mestre em Física pelo Instituto de Física e Química de São Carlos – USP (1992) e doutor em Física pelo Instituto de Física da USP (1996). Fez seu pós-doutorado no IF-USP (1997) e IFSC-USP (1998) e fez livre-docência pela USP (2008). Atualmente, é professor da Universidade de São Paulo no Departamento de Física da FFCLRP.

Sidarta Ribeiro – Professor titular de Neurociências e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1993), mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000) com pós-doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke (2005).

8h40 – Abertura

9h – The mechanistic foundation of Weber's law – Alfonso Renart, CNP/CCU

10h – Dynamics of spontaneous activity in cortical network models with multiple neuron subtypes – Antonio Roque, Neuromat/USP

10h40 – Translational approaches to neuroplasticity and functional connectivity in Depression – João Bessa, ICVS/UMinho

11h20 – Mesa-redonda: Psiquiatria computacional com Osame Kinouchi, João Bessa e Sidarta Ribeiro

12h – Almoço

14h – Sessão de pôsteres

16h – Mechanisms of memory consolidation during sleep – Sidarta Ribeiro, ICe/UFRN

16h40 – Intervalo

17h – Mesa-redonda: Futuro da Neurociência na UFPE

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq);

Programas de Pós-Graduação: Engenharia Biomédica, Física, Engenharia de Produção, Nutrição, Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento

18h – Homenagem ao professor Rubem Guedes e encerramento do evento

Data da última modificação: 06/09/2018, 10:25