Voltar

Rede de Laboratórios de Fotônica da UFPE é credenciada no Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica do MCTI

FotonNetUFPE é coordenado pelos professores Anderson Gomes (DF) e Joaquim Martins (DES), vice

Com uma proposta que envolve os laboratórios de óptica e fotônica do Departamento de Física (DF), do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES) e do Departamento de Química Fundamental (DQF), a UFPE foi a única universidade do Norte e Nordeste a credenciar um laboratório multiusuário de pesquisa, o FotonNetUFPE, junto ao recém-criado Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Figurando entre os 11 laboratórios de fotônica aprovados pelo Sisfóton no país, dentre os 45 que se submeteram, essa unidade vai receber, inicialmente, o aporte de recursos da ordem de R$ 500 mil.

Sob a coordenação do professor Anderson Gomes (DF), e vice-coordenação do professor Joaquim Martins (DES), o FotonNetUFPE conta com mais 14 docentes pesquisadores dos três departamentos envolvidos. “Conseguimos juntar os grupos aderentes para a formulação de uma proposta única da UFPE, o que deu força à iniciativa e vai gerar mais integração interna, visibilidade e aumentar as possibilidades de interações externas e captação de recursos no futuro”, afirma Martins. Ele complementa: “Um laboratório credenciado no Sisfóton é, por definição, um laboratório ou rede de laboratórios de caráter multiusuários, direcionados à pesquisa, ao desenvolvimento e à prestação de serviços tecnológicos, ao empreendedorismo e à inovação em Fotônica e que se comprometem a disponibilizar, no mínimo, 30% do tempo de uso da sua estrutura laboratorial, equipamentos, técnicas e expertise a usuários externos, tanto públicos quanto privados”.

PESQUISAS – As principais linhas de atuação do FotonNetUFPE são nas áreas de Óptica Não Linear, Dispositivos Fotônicos, Técnicas de Diagnóstico por Imagem, Materiais Avançados para Fotônica, Sensores Ópticos e em Sistemas e Redes de Comunicação por Fibra Óptica. Os laboratórios integrantes (e seus pesquisadores) atuam, também, em biofotônica, nanofotônica e plasmônica, óptica quântica e espectroscopia atômica e não linear. 

Para o professor Joaquim Martins, o credenciamento do FotonNetUFPE no Sisfóton do MCTI representa uma oportunidade para aumentar a interação entre os grupos da UFPE aderentes ao tema através do compartilhamento de infraestrutura e expertise em pesquisa, entre si e com parceiros externos, da academia, de institutos de C&T e da indústria, para a captação de recursos, formação de recursos humanos e geração de tecnologias inovadoras em fotônica.

Data da última modificação: 18/06/2021, 17:00