Projeto do Dmat é contemplado no Programa Math AmSud da Capes

Estudo é coordenado pelo professor Roberto Capistrano Filho

O Departamento de Matemática (Dmat) da UFPE foi contemplado no Programa Math AmSud da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que visa um acordo de cooperação internacional em Ciência e Tecnologia entre universidades do Brasil, Chile, Colômbia e França. O objetivo do programa Math AmSud da Capes é implementar projetos conjuntos entre os países citados, a fim de promover e fortalecer a colaboração e a criação de redes de investigação e desenvolvimento no campo da matemática.

O projeto contemplado, “Control Theory and Microlocal Analysis with Applications in Partial Differential Equations”, dará ênfase no estudo de modelos dispersivos sob o aspecto da análise microlocal, ferramenta moderna de análise matemática, e será coordenado nacionalmente e internacionalmente pelo professor Roberto Capistrano Filho, do Departamento de Matemática da UFPE. “O objetivo do projeto é o estudo, através de ferramentas modernas, de sistemas de Equações Diferenciais Parciais (EDP) que modelam fenômenos que acontecem na Biologia, Engenharia e Mecânica dos Fluidos, por exemplo. O projeto contará com mais de 20 pesquisadores e será de grande importância para o departamento, uma vez que existirá uma agenda com pesquisa de ponta nos próximos dois anos com professores do Dmat, alunos da nossa pós-graduação e pesquisadores com grande relevância internacional", celebra o docente.

O projeto será financiado pelo Conicyt e CMM (Chile), Colciencias (Colômbia), Capes (Brasil) e CNRS (França). Tais financiamentos se darão através de missões entre os países envolvidos, bolsas de doutorado sanduíche e eventos organizados pela equipe do projeto com professores das seguintes universidades: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidad Nacional de Colombia (Unal), Universidad del Cauca (Unicauca), Universidad del Valle da Colômbia (Univalle), Universidad de Concepción (UdeC), Universidad de Tarapacá do Chile (UTA), Institut Élie Cartan de Lorraine (IECL), Université de Lorraine (UL), Université de Rouen (UR), Laboratoire de Mathématiques Raphaël Salem (LMRS), Université du Littoral Côte d’Opale (ULCO), Université de Strasbourg (Unistras) e Université de Versailles-Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ) na França.

O Departamento de Matemática possui um programa de pós-graduação com mais de 50 anos de história e com diversos projetos de cooperação internacional. A aprovação do projeto no âmbito do MathAm Sud Capes mostra que o Dmat da UFPE tem reconhecida consolidação em pesquisa e uma grande cooperação internacional com França, Chile e Colômbia, parceiros do projeto.

Data da última modificação: 18/12/2020, 15:49