Programa de Pós Graduação em Química realiza primeiro colóquio presencial de 2022

Evento acontece na quinta-feira (6), no Auditório Professor Ricardo Ferreira (CCEN)

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE realiza o primeiro colóquio presencial do semestre, que será ministrado pelo professor Oscar Manoel Loureiro Malta, amanhã (6), às 15h, no Auditório Professor Ricardo Ferreira (CCEN). O título do colóquio é “Reviewing the mechanisms of non-radiative energy transfer in lanthanide materials: The Brazilian contributions”.

Oscar Manoel Loureiro Malta tem graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Católica de Pernambuco (1976), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1977) e doutorado Detat Ès Sciences Physiques - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1981). Atualmente, é professor titular do Departamento de Química Fundamental da UFPE, pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Foi o coordenador executivo da Rede Nacional de Nanotecnologia Molecular e de Interfaces-Renami e do INCT de Nanotecnologia para Marcadores Integrados INCT-Inami. Coordena um grupo de pesquisas sobre espectroscopia de compostos com íons lantanídeos e mantém colaborações com vários grupos de pesquisa nacionais e internacionais. Seus temas de pesquisa estão nas áreas da Química e da Física, com ênfase em espectroscopia atômica e molecular, compostos com íons lantanídeos e materiais moleculares nanoestruturados.

Resumo

Nesta palestra, pretendemos relatar uma estória onde serão destacados três pontos com relação à espectroscopia dos compostos com íons lantanídeos: 1) chamar a atenção para os efeitos de blindagem, produzidos pelas subcamadas preenchidas 5s e 5p, nos mecanismos multipolares (dipolo-dipolo, dipolo-quadripolo e quadrupolo-quadrupolo) de transferência de energia entre íons lantanídeos e ligante – íon em compostos de coordenação. Quanto ao mecanismo de troca, de muito curto alcance, nenhum fator de blindagem é explicitamente necessário, uma vez que eles são implicitamente levados em consideração nas integrais de sobreposição entre camadas de valência Doador - Aceitador. 2) usar um novo modelo para tratar os parâmetros de intensidades de Judd-Ofelt O¿ a partir de um deslocamento quadrático médio térmico em torno de cada átomo de ligação (íon). Isso pode ter um papel importante para a racionalização das intensidades de transições 4f-4f e processos de transferência de energia íon-íon, principalmente quando os íons lantanídeos ocupam um centro de inversão. 3) chamar a atenção para o fato de que o mecanismo quadrupolo-quadrupolo pode ser dominante para distâncias íon-íon de até 20 Å, desde que os efeitos de blindagem sejam levados em consideração. Integrais de sobreposição espectral são avaliadas analiticamente. Os mecanismos de transferência de energia intramolecular em complexos de lantanídeos serão apresentados e aspectos históricos da contribuição Brasileira para esses temas serão enfatizados, incluindo o potencial de aplicações tecnológicas desses materiais.

Data da última modificação: 05/04/2022, 18:36