Programa de Pós-Graduação em Estatística promove seminários on-line nesta semana

Palestrantes serão os professores Dayse Haime Pastore, do Cefet-RJ, e Felipe Verri, da Divisão de Ciência da Computação (IEC) do ITA

O Programa de Pós-Graduação em Estatística (PPGEst) promove nesta semana dois seminários on-line como parte do seu tradicional Ciclo de Seminários. As apresentações serão transmitidas na quarta (16) e quinta-feira (17), ambas a partir das 16h, através da plataforma Google Meet.

A primeira apresentação será feita por Dayse Haime Pastore, professora do Cefet-RJ, com tema “Um modelo preditivo para a pandemia de COVID-19 com transmissão mediada pelo ambiente”. Ela tem mestrado e doutorado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Atualmente, ela também faz parte da coordenação do comitê temático “Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional” da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). Coordena o projeto de extensão universitária “Meninas! Vamos fazer ciências!”, que tem como objetivo atrair alunas de todos os níveis de ensino para as áreas de Cetem (Ciências Exatas, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Trabalha em biomatemática, em especial com modelos de controle ótimo para o tratamento do HIV via drogas e combate à dengue. Na pandemia de Covid-19, tem trabalhado com modelos matemáticos que simulam a dinâmica da evolução da doença.

No dia seguinte, Felipe Verri apresentará o segundo seminário da semana com título “Collective dynamics in complex networks for machine learning”. Verri formou-se, em primeiro lugar da turma, como bacharel em Ciências de Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Universidade de São Paulo (USP), em 2014. Recebeu o título de doutor do programa de Ciências de Computação e Matemática Computacional do ICMC/USP com bolsa Fapesp, em 2018. Durante o doutorado, desenvolveu estágio sanduíche na School of Electrical, Computer and Energy Engineering, Arizona State University, Tempe, EUA. Sua tese recebeu menção honrosa no 8º Prêmio Destaque USP na grande área Ciências Exatas e da Terra. Atualmente, é professor da Divisão de Ciência da Computação (IEC) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Os resumos dos temas que serão abordados nos seminários podem ser lidos na página oficial do evento. Seminários PPGE-UFPE – Resumos (google.com).

pgest@de.ufpe.br

Data da última modificação: 14/12/2020, 17:03