Professora Fernanda De Bastiani participa como jovem embaixadora na Conferência Mundial de Estatística 2021

Evento ocorrerá de 11 a 16 deste mês pela primeira vez no formato on-line, devido ao período de pandemia

A professora Fernanda De Bastiani, do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi escolhida pelo IBS como jovem embaixadora para participar da Conferência Mundial de Estatística 2021 (World Statistics Conference - WSC) do Instituto Internacional de Estatística (International Statistics Institute - ISI), que será realizada a partir de domingo (11). Em todo o mundo, apenas dois pesquisadores foram selecionados. Ela vai apresentar o trabalho “Outlier detection for location parameter within GAMLSS”.

“Trata-se de uma pesquisa em andamento com a participação de alunos do Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFPE e pesquisadores internacionais, contribuindo no âmbito da modelagem estatística. O trabalho propõe novas medidas de influência para modelos de regressão semiparamétrica com suavizadores penalizados univariados e compara com medidas existentes na literatura. E ainda considera algoritmos para obter valores de referência usando bootstrap. Realiza estudos com dados artificiais e aplicação a dados reais”, explica a professora.

“O WSC é uma excelente oportunidade para interagir com pesquisadores renomados no mundo da estatística, participar de palestras sobre os mais diversos tópicos na área de atuação, com uma ótima oportunidade para criar novas parcerias científicas. O evento ocorrerá de 11 a 16 deste mês pela primeira vez no formato online, devido ao período de pandemia causado pela Covid-19”, afirma a professora. Ela destaca, em sua participação no evento, o reconhecimento por realizações estatísticas de jovens pesquisadores pelas sociedades internacionais da área e a oportunidade de crescimento profissional.

Professora Fernanda De Bastiani

debastiani@de.ufpe.br