Professor ministra palestra sobre interações de ordem superior em sistemas complexos

O professor do Programa de Pós-Graduação em Matemática Fernando Nóbrega ministra palestra on-line na próxima quinta (4), às 12h

O professor Fernando Nóbrega, do Programa de Pós-Graduação em Matemática, ministra palestra on-line na próxima quinta (4), às 12h, com o tema “Interações de ordem superior em sistemas complexos”. A palestra é proferida em inglês. Para se inscrever é necessário se registrar na plataforma virtual da Universidade de Amsterdã. O evento é voltado ao público que tem interesse em pesquisa interdisciplinar.

O pesquisador é membro associado do Centro Internacional de Física Teórica (ICTP) de Trieste (Itália) e atua, no momento, na Holanda, tanto no Instituto de Estudos Avançados (IAS) quanto no Departamento de Anatomia e Neurociência da Universidade Livre de Amsterdã. Um dos temas de pesquisa do IAS, este ano, é a sua área de pesquisa em topologia algébrica e teoria da informação em neurociência.

A pesquisa proposta no IAS, tema do evento, visa utilizar métodos matemáticos abstratos (topologia algébrica) a fim de identificar domínios cognitivos através de imagem de ressonância magnética. Para saber mais detalhes sobre o trabalho desenvolvido pelo professor no instituto e sobre a palestra, acesse aqui. A parceria com o IAS vai até 2022.

Fernando fez o doutorado em Física (2009) na UFPE. No mesmo ano, ingressou no Departamento de Matemática como professor. Seu pós-doutorado foi realizado na Universidade de Oxford (2014-2015) na área de biologia matemática. Suas pesquisas envolvem os campos de mecânica estatística, topologia e geometria aplicada em sistemas complexos e neurociência.

ias@uva.nl

Data da última modificação: 26/02/2021, 17:21