Pós-Graduação em Química promove colóquio sobre sinergismo na interação teoria-experimento

Evento ocorrerá de forma presencial, no Auditório Professor Ricardo de Carvalho Ferreira, localizado no CCEN

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE promoverá, nesta quarta-feira (11), às 15h, um colóquio com o tema “Sinergismo na interação teoria-experimento”. A conversa será conduzida pelo professor titular do Departamento de Química Ricardo Longo, que possui pós-doutorado em Química pela Universidade da Flórida e atua principalmente no desenvolvimento e implementação de novos métodos de química quântica e de simulação computacional.

O evento ocorrerá de forma presencial, no Auditório Professor Ricardo de Carvalho Ferreira, localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Resumo

A modelagem de resultados e observações experimentais tem um forte apelo intelectual, mas é desafiadora, em que a sinergia na interação teoria-experimento desempenha papel fundamental. De fato, o principal foco do grupo de pesquisa tem sido a interação e integração entre teoria-experimento-modelagem e recentemente envolveram vários e diferentes sinergismos, tais como, i) modelagem das propriedades fotofísicas (e.g., luminescência) e catalíticas de compostos e materiais lantanídicos, ii) desenvolvimento de modelo quantitativo para a descrição da emissão de luz branca por conversão ascendente de energia, iii) proposição, teste e validação de termômetros primários autorreferenciados em escala nanométrica, iv) modelagem do aquecimento de nanofluido por laser, dentre outros. Esta apresentação foca nos desafios da modelagem teórica/computacional da adsorção de ânions na interface micela-solução e da reação de descarboxilação nessa interface, bem como na descrição das propriedades da água confinada em micela reversa. Além disso, serão apresentadas as aplicações das técnicas de redes complexas na descrição da mudança estrutural da água líquida com a variação da temperatura.

Data da última modificação: 09/05/2022, 13:25