Voltar

Pós-Graduação em Química da UFPE promove webcolóquio nesta quarta-feira (9)

O evento será apresentado pela diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), Giovanna Machado, às 15h

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), vinculado ao Departamento de Química Fundamental (DQF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove um colóquio virtual sobre materiais nanoestruturados nesta quarta-feira (9). O evento, de título “Materiais Nanoestruturados para o Desenvolvimento Sustentável”, será apresentado pela diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), Giovanna Machado. O colóquio será realizado via Microsoft Teams a partir das 15h.

Pesquisadora titular do Cetene desde 2009 e diretora desta unidade do MCTI desde janeiro de 2020, a química Giovanna Machado é doutora em Ciência dos Materiais pela UFRGS, com pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), e tem pesquisas reconhecidas nacional e internacionalmente. Com grande produção acadêmica, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1C e membro do Conselho Acadêmico do CNPq em Química Orgânica. Foi diretora da Divisão de Materiais em Química da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) período 2018-2020.

Em 2012, lançou o Programa Futuras Cientistas, visando a inclusão de alunas e professoras do Ensino Médio, de escolas públicas da região metropolitana do Recife (PE), nas atividades de pesquisa desenvolvidas pelo Cetene. O programa tem parceria com o MCTI, com as secretarias de Educação e da Mulher do Estado de Pernambuco e com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife. Por meio do programa, além de despertar vocações de novas cientistas, as tecnologias desenvolvidas se voltam para os problemas sociais da população local e inspirar soluções para outras comunidades.

Resumo

Os desafios associados ao dobro da energia que o mundo necessita, até ao ano 2050 e as crescentes demandas para fontes de energia “limpas” que não acrescentam mais dióxido de carbono e outros poluentes para o meio ambiente resultaram ao mundo uma maior atenção para as possibilidades de uma economia do hidrogênio (H2) como uma solução de longo prazo para um futuro energético seguro. Estudos publicados destacam a produção de hidrogênio como uma das dez áreas de investigação geral de maior urgência para um seguro futuro da energia. A energia de fontes renováveis é usada como alternativa para suprir as necessidades globais, dentre elas destaca-se a energia solar, recurso este natural e abundante em nosso país. O desenvolvimento de materiais nanoestruturados em escala nanométrica tem recebido destaque em primeiro plano na Ciência dos Materiais devido à grande potencialidade para aplicações nos sistemas geradores de energia. Recentes avanços foram obtidos em sistemas nanoestruturados de automontagem de nanopartículas (CdSe, CdTe, Au), o qual permitiram maior eficiência na captação de luz para produção de H2 como produto a partir da energia solar. Os sistemas nanoestruturados podem ser sensibilizados com os mais diversos tipos de nanopartículas (Au, CdSe, CdTe, CdS) para uso como fotocatalisadores, na obtenção de H2 por foto dissociação da água já é uma realidade em nosso laboratório. Assim, este trabalho visa o desenvolvimento de sistemas fotoquímicos tendo como base sistemas nanoestruturados de TiO2 e nanopartículas bimetálicas, os quais terão como substrato os reatores de micro canais construídos a partir de chapas de titânio anodizadas. Futuramente, o H2 produzido será injetado em uma célula de combustível que irá convertê-lo em energia elétrica. Esta tecnologia é considerada um excelente candidato devido à elevada relação superfície/volume. 

Data da última modificação: 07/06/2021, 19:43