Voltar

Pós-graduação em Estatística promove seminário nesta quarta-feira (11)

O seminário começará às 16h e acontecerá na sala 11, no bloco A do Departamento de Estatística

O Programa de Pós-Graduação em Estatística (PPGE) da UFPE promove nesta quarta-feira (11) o seminário “Topologia Algébrica se encontra com Sistemas Complexos e Neurociência”. O palestrante será o professor Fernando Santos, do Departamento de Matemática da UFPE. O evento acontecerá na sala 11, no bloco A do Departamento de Estatística, localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)

O trabalho a ser apresentado foi desenvolvido em parceria com Ernesto Raposo (UFPE), Mauricio Coutinho-Filho (UFPE), Mauro Copelli (UFPE), Cornelis Stam (Amsterdam) e Linda Douw (Amsterdam). O professor possui bacharelado em Física pela UFPE (2004) e doutorado em Física pela UFPE (2009). 

Resumo
Redes cerebrais funcionais são frequentemente construídas pela quantificação de correlações entre séries temporais de regiões cerebrais. Sua estrutura topológica inclui nós, arestas, triângulos e objetos de dimensões ainda maiores. A análise de dados topológica (TDA) é uma área emergente para processar conjuntos de dados sob essa perspectiva. Paralelamente, a topologia provou ser essencial para entender questões fundamentais na  física. Aqui relatamos a descoberta de transições de fase topológica em redes cerebrais funcionais, fundindo conceitos de TDA, topologia, geometria, física e teoria de redes. Mostramos que as transições de fases topológicas ocorrem quando a entropia de Euler tem uma singularidade, que coincide notavelmente com o surgimento de buracos topológicos multidimensionais na rede cerebral. A natureza geométrica das transições pode ser interpretada, sob certas hipóteses, como uma extensão da percolação para objetos de alta dimensão. Devido ao caráter universal de transições de fase e robustez contra ruído da TDA, nossos resultados abrem perspectivas no sentido de estabelecer marcadores topológicos e geométricos confiáveis para diferenças de grupos e possivelmente individuais na organização funcional das redes cerebrais. 

Mais informações
Departamento de Estatística
(81) 2126.8421 / 8422

Data da última modificação: 10/09/2019, 17:31