Pós em Química promove colóquio virtual em homenagem ao professor Benício Barros Neto

O docente faleceu prematuramente em 2011 aos 57 anos de idade

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE, no seu ciclo 2020 de colóquios on-lines, vai reunir, nesta quarta-feira (1º), às 15h, os professores eméritos Mozart Neves Ramos e Gilberto Sá, e o professor Oscar Malta, para uma apresentação virtual intitulada “As qualidades humanas de Benício de Barros Neto". O evento, que será aberto ao público e veiculado pela plataforma Meet, é mais uma atividade realizada em homenagem ao professor Benício, um dos fundadores do Departamento de Química da UFPE.

Benício de Barros Neto entrou na Universidade como professor em 1977 e, por sua atuação em Ciências Químicas, em 2010 foi agraciado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de Comendador. Faleceu prematuramente em 2011 aos 57 anos de idade, deixando uma saudosa admiração de todos os seus ex-alunos e colegas. O auditório do DQF tem seu nome como homenagem.

PALESTRANTES – Mozart Neves Ramos é professor emérito da UFPE, onde ensinou de 1977 a 2013 no DQF, tendo sido pró-reitor acadêmico de 1992 a 1995 e reitor da UFPE entre 1996-1999 e de 2000-2003. Foi secretário de Educação de Pernambuco (2003-2006), presidente executivo do Todos Pela Educação (2007-2010) e membro do Conselho Nacional de Educação (2005-2014). Foi agraciado com as comendas: Personalidade das Artes, Ciências e Letras da França em 2006, Educador Internacional do Ano – IBC Cambridge em 2005 e cavalheiro da Ordem do Mérito da República Italiana em 2002.

Oscar Manoel Loureiro Malta, professor titular no DQF/UFPE, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, agraciado em 2018 com a Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Comendador, Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico (Facepe) e medalha Paulo Duarte ao mérito científico (ABQ-PE). Foi professor convidado do programa Europeu Erasmus Mundus na Universidade de Aveiro-Portugal, e, em 2017, recebeu título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade de Wroclaw (Polônia). Coordena um grupo de pesquisas sobre espectroscopia de compostos com íons lantanídeos.

Gilberto Fernandes de Sá, um dos fundadores do DQF, é professor emérito da UFPE e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Em 1975, fundou o Laboratório de Terras Raras (BSTR). Recebeu vários prêmios e condecorações, dentre eles: Ordem do Mérito Científico nas categorias Comendador (1998) e Grã-Cruz (2002) e Medalha Comemorativa dos 30 anos do CNPq (1981). Foi o primeiro orientador de Benício de Barros Neto, resultando na publicação de seu 1º trabalho (Inorg. Chim. Acta, 1977), junto com o professor Ricardo Ferreira.

petrus.santacruz@ufpe.br

Data da última modificação: 29/06/2020, 16:39