Pós em Física promove seminário on-line sobre a importância dos estudos sobre buracos negros

Nesta sexta-feira (5), a partir das 16h, o Programa de Pós-Graduação em Física da UFPE promoverá mais uma edição do seu webinar. Nesta edição do evento, a professora Thaisa Storchi Bergmann (UFRGS) irá falar sobre o fenômeno dos buracos negros e sua importância no universo. O webcolóquio é gratuito e ocorrerá de forma on-line, através da plataforma Google Meet. É recomendado que os interessados entrem no ambiente virtual com microfone desligado e utilizando o e-mail institucional da UFPE (@ufpe.br).

Storchi Bergmann é a chefe do grupo de pesquisa em Astrofísica do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da academia mundial TWAS, pesquisadora IA do CNPq. Em 2015, recebeu o Prêmio L’Oreal/Unesco For Women in Science, pelo seu trabalho no estudo dos buracos negros supermassivos e sua interação com as galáxias hospedeiras, ainda o tema central de sua pesquisa atual.

Resumo

Os “misteriosos” buracos negros podem ser descritos como estruturas do espaço-tempo em que a gravidade é tão grande que nada lhes escapa, nem mesmo a luz, e por isto levam este nome. No seu entorno, os efeitos preditos pela Relatividade Geral são particularmente evidenciados, como a curvatura do espaço e dilatação do tempo. Hoje, sabemos que todas galáxias massivas no Universo têm um Buraco Negro Supermassivo no seu centro, com massa maior do que 1 milhão de massas solares, e, à medida que os observamos, concluímos que eles têm um papel fundamental em “moldar” o Universo como o conhecemos. Neste colóquio, vou apresentar resultados observacionais recentes sobre os Buracos Negros Supermassivos, abrangendo a comprovação da sua existência no centro das galáxias, como eles “se alimentam” e os efeitos de “feedback” que produzem nas suas galáxias hospedeiras.

posgrad.df@ufpe.br

Data da última modificação: 03/02/2021, 17:15