Voltar

Hepatologista do HC ganha prêmio nacional por artigo científico

Sessenta e nove pacientes do HC participaram da pesquisa, que consistiu na coleta de uma amostra de sangue e análise dos metabólitos do soro por ressonância

A médica hepatologista Andrea Dória Batista, do Hospital das Clínicas da UFPE, ganhou a 5ª edição do Prêmio de Inovação do Grupo Fleury 2019, na categoria Artigo Científico, que tem como objetivo reconhecer e divulgar projetos inovadores de pesquisadores brasileiros, com foco na área da saúde.

Foto: Unidade de Comunicação do HC/Ebserh

Médica e orientador comemoram premiação

O trabalho premiado foi “Modelos metabonômicos baseados em ressonância magnética nuclear de próton para diagnóstico não invasivo de fibrose hepática em pacientes com hepatite C crônica: otimizando a classificação de fibrose intermediária”, que foi publicado no World Journal of Hepatology.

O artigo científico, que é um produto da tese de doutorado de Andrea Dória (sob orientação do professor Edmundo Lopes), mostrou que a estratégia metabonômica foi capaz de distinguir diferentes estágios de fibrose hepática e cirrose em pacientes com infecção crônica pelo vírus da hepatite C, mostrando resultados promissores como uma ferramenta não invasiva para diagnosticar e quantificar tecido cicatricial no fígado.

Sessenta e nove pacientes do HC participaram da pesquisa, que consistiu na coleta de uma amostra de sangue e análise dos metabólitos do soro por ressonância. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Química Fundamental da UFPE.

“A estratégia metabonômica conseguiu identificar fibrose hepática significativa e avançada em pacientes com hepatite C crônica, o que pode contribuir para reduzir a necessidade de esses pacientes serem submetidos à biópsia hepática, diminuindo os riscos de complicação e o desconforto do procedimento”, explica Andrea Dória.

“O prêmio é um reconhecimento e ajuda a divulgar e estimular os projetos científicos executados no HC em parceria com diversos programas de pós-graduação da UFPE”, destaca.

O artigo é assinado também por Carlos Barros, Tássia Costa, Michele Godoy, Ronaldo Silva, Joelma Santos, Mariana Lira, Norma Jucá, Edmundo Lopes e  Ricardo Oliveira.

 

 

Data da última modificação: 04/12/2019, 16:48