Graduação em Estatística celebra cinquentenário na quarta-feira (28)

Comemoração será às 14h, no Auditório Ricardo Carvalho Ferreira, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)

A graduação em Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) comemora seus 50 anos na quarta-feira (28), às 14h, no Auditório Ricardo Carvalho Ferreira, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). Às 14h30, a professora decana Maria Cristina Falcão Raposo apresenta a história do curso. Às 15h30, haverá homenagens aos professores e alunos e às 16h, uma apresentação musical encerra o evento.

De acordo com a chefe do departamento, professora Carla Monteiro, atualmente há 91 alunos matriculados na graduação e 27 professores doutores. “A contribuição para a sociedade de profissionais com as habilidades de estatística adequadas ao avanço tecnológico tem sido bastante significativa. A revista Exame publicou que a Estatística foi considerada a melhor profissão dos Estados Unidos em 2017 e que no Brasil ela deve explodir nos próximos anos”, explica.

“Hoje em dia o volume de dados/informações disponíveis cresceu bastante com a introdução da computação em todos os níveis de trabalho, nos mais diversos campos profissionais. A Estatística, como ciência, fornece ferramentas para análise e tratamento de dados, transformando os dados em informações através de modelagem que permitem fazer previsões e auxiliam na tomada de decisões”, afirma a coordenadora.

HISTÓRICO - O curso de bacharelado em Estatística da UFPE, o pioneiro do Norte/Nordeste, durante esses 50 anos foi responsável por formar 325 profissionais, muitos dos quais ingressaram na carreira acadêmica, como professores de estatística em diversas universidades do Brasil, principalmente do Nordeste.

Para a coordenadora, o aumento do nível de qualificação do corpo docente, o avanço da informática e o desenvolvimento de softwares de estatística e ainda os investimentos da UFPE em laboratório de computação contribuíram para a alta taxa de empregabilidade dos bacharéis, com expertise em análise e modelagem de dados em diversas áreas.

“Em pesquisa recente com os nossos alunos egressos nos últimos 20 anos, 89,7% deles consideram satisfeitos com o curso escolhido, 8% satisfeitos, mas queriam um curso mais prático, e apenas 2,6% não estavam satisfeitos. Nessa mesma pesquisa, 96,6% dos nossos alunos egressos foram engajados imediatamente após a graduação, sejam assumindo uma pós-graduação ou entrando no mercado de trabalho”, conclui.

Data da última modificação: 26/11/2018, 17:31