Evento sobre modelagem matemática e computacional de eventos raros reúne pesquisadores da América Latina e França

Workshop é vinculado ao Projeto RareDep, no marco do Programa MATH AmSud de cooperação regional em ciência e tecnologia

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sedia o workshop “Mathematical and Computational Modelling of Rare Events in Complex Networks”  (em português, “Modelagem Matemática e Computacional de Eventos Raros em Redes Complexas”) no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e no Centro de Informática (CIn), no Campus Recife. O evento, que teve início na segunda-feira (18) e vai até hoje (20), é resultado de um projeto de cooperação internacional entre América Latina e França.

Foto: Passarinho

Professor Pablo Rodriguez coordenou o evento

O workshop é uma atividade vinculada ao Projeto RareDep , no marco do Programa MATH AmSud de cooperação regional em ciência e tecnologia entre França, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Equador. A participação brasileira é apoiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e coordenada pelo professor Pablo Rodriguez, vinculado ao Departamento de Estatística e ao Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFPE. O evento também é coordenado pelo professor Raydonal Ospina.

O RareDep, que acaba de ser renovado por mais um ano, conta com participantes do Brasil, Chile, Uruguai e França, que enviaram delegações à UFPE. Pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade de São Paulo (USP) também estão presentes no workshop, que conta com a presença de pesquisadores e estudantes de pós-graduação da UFPE e professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). “Queremos colocar a UFPE na rota de pesquisa nessa área”, afirma Ospina.

Segundo os organizadores, o evento coloca a comunidade científica do Nordeste na rota mundial das pesquisas de fronteira em sistemas complexos e análise de risco, principalmente em análise de eventos raros, que impedem o uso de técnicas tradicionais de avaliação da confiabilidade. “A pesquisa e desenvolvimento mundial têm mostrado frutíferos desenvolvimentos teóricos e aplicados que vêm atrelados a inesperados paradoxos teóricos”, explica Rodriguez.

É uma oportunidade única de internacionalização, divulgação científica e inserção para que estudantes, pesquisadores, empresas e público interessado possam ter contato com os mais recentes avanços na pesquisa de modelagem de eventos raros, tópico de grande aplicabilidade na Física, Computação, Engenharia, Finanças, Biologia, Economia, entre outros. “A participação da UFPE mostra que ela é núcleo de excelência em pesquisa, desenvolvimento e inovação nesta área”, afirma Rodriguez.

PROGRAMA - O objetivo do MATH AmSud é implementar projetos conjuntos, a fim de promover e fortalecer a colaboração e a criação de redes de investigação e desenvolvimento no campo da Matemática. O programa realiza chamada de propostas a partir do qual são selecionados e apoiados projetos de investigação e desenvolvimento na área da Matemática, que incluem uma potencial transferência de inovação em nível regional, em todo o financiamento da mobilidade dos investigadores.

Programa de Pós-Graduação em Estatística
pgest@de.ufpe.br