Estudante de Matemática da UFPE ganha medalha de prata em competição ibero-americano

Equipe brasileira ficou em 1º lugar no quadro geral por equipes, com duas medalhas de ouro e duas de prata

Com informações da Olimpíada Brasileira de Matemática

O estudante Thiago Landim de Souza Leão, do curso de bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conquistou medalha de prata na 10ª Competição Ibero-Americana Interuniversitária de Matemática (CIIM), que terminou no sábado (6), em Santa Marta, na Colômbia. A equipe brasileira, selecionada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), ficou em 1º lugar no quadro geral por equipes, totalizando duas medalhas de ouro e duas de prata.

Foto: Divulgação/OBM

Thiago Landim (2º à esq.) obteve 32 pontos na competição

As medalhas de ouro foram conquistadas por George Lucas Diniz Alencar (CE) e Andrey Jhen Shan Chen (SP), com 40 e 39 pontos respectivamente, enquanto os estudantes Thiago Landim de Souza Leão (PE) e Thiago Ribeiro Tergolino (RJ) receberam as medalhas de prata, com 32 e 23 pontos cada. O professor Matheus Secco (RJ) foi o líder da equipe. O professor Ricardo Bortolotti, do Departamento de Matemática da UFPE, é o coordenador universitário da OBM.

A competição reuniu este ano 53 estudantes universitários provenientes da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala e México. Organizada desde 2009, a competição tem como objetivos incentivar o estudo da Matemática e a excelência acadêmica para melhorar capacidade científica e contribuir com o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países participantes. A sede do evento para 2019 ainda não foi decidida.

Professor Ricardo Bortolotti

ricardo@dmat.ufpe.br