Estudante da UFPE conquista 1º lugar no 8º Concurso Universitário de Matemática Galois-Noether

O resultado foi divulgado ontem (11)

O estudante Thiago Landim de Souza Leão, do bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conquistou o primeiro lugar no 8º Concurso Universitário de Matemática Galois-Noether. A competição internacional, organizada pela Universidad Nacional Autónoma de México, teve 79 participantes. O resultado foi divulgado ontem (11).

O 2º e o 3º lugares ficaram com outros dois estudantes brasileiros, ambos do Instituto Militar de Engenharia (IME), do Rio de Janeiro: Thiago Ribeiro Tergolino (2º) e Wesley Rodrigues Machado (3º). O concurso foi realizado a distância, em duas etapas. As provas desta edição foram aplicadas em 2018.

O Concurso Galois-Noether é um torneio anual de matemática voltado a estudantes universitários. Visa a difundir a importância da resolução de problemas na matemática e áreas afins, detectar jovens talentosos e ajudá-los a desenvolver suas carreiras na matemática, além de criar uma comunidade incumbida de resolver problemas matemáticos.

VITÓRIAS – Em 2018, Thiago Landim de Souza Leão ganhou medalhas em outras três olimpíadas internacionais: medalha de ouro na IMC (International Mathematical Competition for University Students), medalha de prata na Olimpíada Ibero-Americana de Matemática Universitária e medalha de prata na Competição Ibero-Americana Interuniversitária de Matemática.

Data da última modificação: 12/04/2019, 15:23