DQF promove Demo Day para apresentar projetos da disciplina Inovação em Química

As apresentações dos projetos ocorrerão das 14h às 15h30, noAuditório Benício de Barros Neto

Como resultado da disciplina “Inovação em Química”, ofertada pela primeira vez no semestre 2018.2 no Departamento de Química Fundamental (DQF) da UFPE, está sendo promovido amanhã (14), das 14h às 17h, o Demo Day. São 26 estudantes de diversos cursos de graduação (Química Bacharelado, Química Licenciatura, Engenharia Química, Engenharia Civil, Geologia e Ciências Farmacêuticas) e da pós-graduação (Química e Ciências dos Materiais) que estão concluindo a disciplina, supervisionados pelo professor João Bosco Paraiso da Silva.

Eles foram organizados em cinco grupos que estão desenvolvendo projetos relacionados aos temas:jogos para educação em química, gerenciamento e infraestrutura de laboratório, controle de qualidade, descarte de resíduos sólidos e contaminação de águas. Cada grupo passou pelas fases de localização de problemas no mundo real, ideação de uma solução mínima e desenvolvimento.

No Demo Day, asapresentações dos projetos ocorrerão das 14h às 15h30, no Auditório Benício de Barros Neto e as demonstrações dos protótipos ocorrerão das 15h30 às 17h, em frente ao auditório.

Projetos das equipes:

Facilitelab – Está desenvolvendo uma plataforma digital de gerenciamento de reagentes químicos em laboratórios.

HeyFil – Desenvolveu um filamento para ajudar usuários de impressão 3D que possuem problemas como desperdício e o alto custo do processo, a partir de materiais reciclados.

AcidPoker – Desenvolveu um jogo que auxilia professores e estudantes no processo de ensino e aprendizado do conceito de acidez.

QualiMagus – Está desenvolvendo uma forma contínua e em tempo real de analisar a qualidade de água.

Filtreco – Desenvolveu um filtro para ajudar a melhorar a qualidade da água de populações em condições de risco.

Professor João Bosco Paraiso da Silva
paraiso@ufpe.br