Dia Internacional da Luz tem evento com professores do Canadá e Suécia

Data será lembrada no Recife com uma série de atividades promovidas de segunda (14) até quarta-feira (16)

O Dia Internacional da Luz, comemorado na próxima quarta-feira (16) em todo o mundo, será lembrado no Recife com uma série de atividades promovidas de segunda (14) até quarta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Fotônica (Info) e pelo grupo de estudantes do Recife Student Chapter da Sociedade Internacional de Ótica e Fotônica (Spie), constituído por alunos das Universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e de Pernambuco (UPE).

A programação conta com a presença de pesquisadores do Canadá e Suécia, que irão proferir palestras sobre aplicações da luz no Departamento de Física (DF) da UFPE e na UFRPE e participarão de atividades em escolas de Ensino Médio. As atividades também têm o apoio da Sociedade Brasileira de Física. A coordenação é do professor Anderson Gomes, do DF, coordenador do Info e supervisor do Spie Recife Student Chapter.

O Departamento de Física da UFPE tem um grupo de pesquisa em óptica e fotônica pioneiro no país, com atividades desde os anos 1970, que mantém também grupos de estudantes que realizam atividades educacionais por meio de grupos de trabalho vinculados a instituições internacionais como a Sociedade Ótica da América (OSA) e a Spie. O DF também é a sede do Info, programa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT).

DATA – Apoiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a data internacional tem como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre os benefícios da luz, desde as implicações científicas até as tecnológicas e sociais. O dia 16 de maio foi escolhido pois foi o dia em que o primeiro laser foi colocado em operação em 1960, por Theodore Maiman nos Estados Unidos.

14/05

9h às 12h – Visita à UFRPE com Raman Kashyap (Polytechnique Montreal) e Walter Margulis (RISE, Suécia)

12h às 14h – Almoço

14h às 17h – Visita à UFPE, no Departamento de Física, com Raman Kashyap (Polytechnique Montreal) e Walter Margulis (RISE, Suécia)