Voltar

Conselho Universitário da UFPE aprova concessão de seis títulos honoríficos

Entre os títulos aprovados está o primeiro de Técnico Administrativo em Educação Emérito para a bibliotecária aposentada Maria Christina Malta de Almeida Costa

O Conselho Universitário (Consuni) da UFPE aprovou a concessão de seis títulos honoríficos, dos quais quatro são de Professor Emérito, um de Doutor Honoris Causa e um de Técnico Administrativo em Educação Emérito, sendo este o primeiro deste tipo a ser concedido pela Universidade. A reunião do Consuni foi realizada no último dia 20, no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria, no Campus Recife.

Receberão o título de Professor Emérito os docentes aposentados Mozart Neves Ramos (Departamento de Química Fundamental do Centro de Ciências Exatas e da Natureza/CCEN e ex-reitor da UFPE no período 1995-2003), Tânia Bacelar de Araújo (Departamento de Ciências Geográficas do Centro de Filosofia e Ciências Humanas/CFCH), Jan Bitoun (Departamento de Ciências Geográficas do CFCH) e César Augusto Moraes de Abreu (Departamento de Engenharia Química do Centro de Tecnologia e Geociências/CTG).

O título de Doutor Honoris Causa será entregue ao português Boaventura de Sousa Santos, que é professor catedrático aposentado da Universidade de Coimbra (Portugal). E o título de Técnico Administrativo em Educação Emérito será conferido à bibliotecária aposentada Maria Christina Malta de Almeida Costa, do Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Confira abaixo os perfis profissionais dos homenageados:

Professor Mozart Neves Ramos

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e pós-doutorado em Química pela Politécnica de Milão – Itália (1987-1988). Ingressou como docente da UFPE, em 1977, tendo se aposentado em 2013. Neste período, atuou na instituição como professor, pesquisador e gestor. Foi pró-reitor para Assuntos Acadêmicos (1992 a 1995) e, posteriormente, exerceu a função de reitor por dois mandatos, de 1995 a 1999 e 1999 a 2003.

O professor Mozart Ramos obteve destaque nacional presidindo o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (1993) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes (2002/2003). Também foi secretário de Educação do Estado de Pernambuco (2003-2006), presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed (2006), foi membro do Conselho Nacional de Educação (2005-2014) e presidente executivo do Todos Pela Educação (2007-2010). Recebeu ainda diversos títulos internacionais. Atualmente, é diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna.

A proposta de concessão do título de Professor Emérito foi apresentada pelo reitor Anísio Brasileiro e pela vice-reitora Florisbela Campos. 

Professora Tânia Bacelar de Araújo

É graduada em Ciências Sociais e em Ciências Econômicas, especialista em Planejamento Global pela Cepal e possui doutorado em Economia pela Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne (França). Aposentou-se em 2014, após 36 anos de contribuição à formação de estudantes na graduação e pós-graduação, à produção de conhecimento e ao desenvolvimento institucional da Universidade. Continua a desenvolver atividades na pós-graduação e no apoio institucional à gestão universitária. 

A professora Tânia Bacelar é reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento regional, tendo atuado na Sudene durante 20 anos e sido diretora de Planejamento Global de 1985/86. É sócia diretora da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), desde 1995.

A proposta de concessão do título é oriunda do Departamento de Ciências Geográficas do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, por proposição dos professores Ana Cristina de Almeida Fernandes e Bertrand Cozic.

Professor Jan Bitoun

É graduado em Licence et Maitrise en Géographie pela Université de Paris X, Nanterre, Paris X, França (1971), tem mestrado em Géographie Humaine Et Organisation de L'espace pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, Paris 1, França (1978) e doutorado em Geografia Humana e Organização do Espaço pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, Paris 1, França (1981).

O professor Jan Bitoun ingressou na UFPE, em 1979, e se aposentou, em 2018. Foi coordenador da graduação e da pós-graduação em Geografia. Orientou 56 dissertações de mestrado e 24 teses de doutorado, tendo participado de 159 bancas de dissertação de mestrado e 37 bancas de teses de doutorado. Publicou quatro livros, 38 capítulos de livros e dez artigos em periódicos. Contribuiu na estruturação e consolidação, desde 1998, do Observatório de Políticas Públicas e Práticas Socioambientais de Pernambuco, do qual foi pesquisador líder por cerca de 20 anos. Foi dirigente da Diretoria de Desenvolvimento Urbano Ambiental da Prefeitura do Recife (de 1993 a 1996). Em 2001, atuou como assessor da professora Tânia Bacelar (UFPE) na Secretaria de Planejamento da Prefeitura do Recife.

A proposta de concessão do título de Professor Emérito é dos professores do Departamento de Ciências Geográficas Alcindo José de Sá, Ana Cristina de Almeida Fernandes, Bertrand Cozic, Caio Augusto Amorim Maciel e Priscila Batista Vasconcelos.

Professor César Augusto Moraes de Abreu

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1972), mestrado em Físico-Química Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), doutorado em Gènie de Procédés Industriels na Université de Technologie de Compiègne/UTC, França (1985), e pós-doutorado em Reatores Catalíticos Multifásicos no LSGC/CNRS-ENSIC, Nancy, França. 

O professor César Abreu ingressou na UFPE, em 1974, tendo se aposentado em 2016. Atuou na graduação e na pós-graduação. Foi autor de três patentes, 73 publicações de artigos em periódicos especializados, 174 comunicações em congressos nacionais e internacionais, além da orientação de 46 dissertações de mestrado e 29 teses de doutorado. Atuou na criação e coordenação do mestrado em Engenharia Química (1994-1998 e 2000-2002) e iniciou o projeto para a criação do doutorado, em 2004. Foi membro do CCEPE e do Conselho Universitário, representando o CTG de 1999 a 2001, e membro da Câmara de Pesquisa da UFPE (2000-2002). Também foi membro da comissão de avaliação de pós-graduação da área de Engenharia Química II da Capes (1998-2002)

A proposta de concessão do título de Professor Emérito é do Departamento de Engenharia Química.

Professor Boaventura de Sousa Santos

Nascido em Coimbra (Portugal), Boaventura de Souza Santos concluiu o doutorado na Universidade de Yale (1973), na área de Sociologia do Direito, já tendo feito pós-graduação em Direito Criminal na Universidade Livre de Coimbra (1965); pós-graduação em Filosofia do Direito na Universidade Livre de Berlim Ocidental (1964) e licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1963). 

É professor catedrático aposentado da Universidade de Coimbra e diretor emérito do Centro de Estudos Sociais (CES) da mesma universidade. Mantém participação em instituições como a Universidade de Wisconsin-Madison; Global Legal Scholar da Universidade de Warwick e professor visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. Sua trajetória acadêmica é reconhecida mundialmente, com forte contribuição às áreas da ciência, das letras, das artes e da cultura no Brasil e em outras partes do mundo. Já recebeu 17 títulos de Doutor Honoris Causa em vários países e 20 prêmios e menções de nível internacional no campo da ciência, da poesia e da cidadania. Publicou mais de cem livros na área da Sociologia em diálogo com outras áreas do conhecimento em vários idiomas e países; centenas de artigos científicos; nove livros de poesia; 34 projetos de investigação por agência de fomento portuguesa e de outros países europeus.

A proposta de concessão do título de Doutor Honoris Causa foi uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação do Núcleo de Formação Docente (NFD) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). A proposta também recebeu apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Matemática (PPGEM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPDEduc) do CAA.

Bibliotecária Maria Christina Malta de Almeida Costa

É bacharel e licenciada em Geografia e História pela Fafire (1958) e bibliotecária pela UFPE (1959). Foi contratada como bibliotecária/documentalista pela UFPE em 1959, lotada no então Instituto de Fisiologia e Nutrição, atual Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS), onde permaneceu até a sua aposentadoria, em 1991.

Especialista na língua portuguesa e em normas técnicas, ela foi fundamental para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino da Nutrição na UFPE. Também contribuiu no processo de aquisição de bibliografias fundamentais aos pesquisadores. Realizou revisão linguística e documental de grande parte dos relatórios e documentos oficiais, inclusive dos trabalhos enviados para publicação. Foi membro permanente de todas as Comissões Administrativas do Departamento de Nutrição e revisora de livros e artigos de diversos professores.

A proposta de concessão do título de Técnico Administrativo em Educação Emérito foi apresentada pelos professores Eméritos Francisca Bion, Eunice Lago, Débora Nepomuceno e Raul Manhães, além da vice-reitora Florisbela Campos.

Data da última modificação: 24/09/2019, 13:53