Colóquio de Química aborda desafios e superações na divulgação da ciência

Último colóquio do ano será amanhã (16), às 15h, na Plataforma Microsoft Teams

“Divulgação da ciência: desafios e superações para o desenvolvimento científico, tecnológico e social” será o tema do último colóquio do ano do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), amanhã (16), às 15h, na plataforma Microsoft Teams. A palestrante será a professora Andréa Monteiro Santana Silva Brito, da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Segundo a professora, a divulgação científica (DC) pode contribuir para que os cidadãos compreendam como a ciência e tecnologia se desenvolvem e quais os seus benefícios para a sociedade, justificando a necessidade de investimentos na área, principalmente nas universidades públicas. De uma forma geral, a DC é realizada através de atividades em instituições de ensino e canais de comunicação.

No Brasil, ainda existe a grande necessidade de atividades de popularização científica. Em particular, na região do Alto Sertão do Pajeú-Pernambuco, antes da instalação da UAST-UFRPE, as ações de DC eram incipientes. Desde 2009, um grupo de docentes do Ensino Superior vem atuando de várias formas para popularizar a ciência, nos diversos níveis de ensino, buscando novos talentos, motivando estudantes e professores da região.

“O processo de interiorização e democratização para o acesso ao ensino superior também contribui para popularizar a ciência no Brasil. Com a ampliação de oportunidades para ingressar em uma universidade, muitos jovens, indígenas, quilombolas, puderam entrar no curso superior e modificar, substancialmente, suas perspectivas de vida”, explica a professora.

“É preciso compreender que precisamos, como cientistas, divulgar o que é feito nos laboratórios de pesquisas numa linguagem mais simples para que a sociedade possa compreender a importância científica para o verdadeiro progresso de uma nação. Todas as reflexões que serão apresentadas durante este web-colóquio estarão baseadas em experiências vivenciadas na região do alto sertão do Pajeú-Pernambuco, refletindo sobre a divulgação científica, os desafios e as superações para o desenvolvimento científico, tecnológico e social”, afirma.

CURRÍCULO – Andréa Monteiro Santana Silva Brito é doutora em Química pela UFPE (2008) e professora na Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE, onde, de forma sinérgica, atua na popularização científica e para a consolidação do grupo de pesquisa em análises químicas (GIAQ).

Data da última modificação: 15/12/2020, 17:06