Colóquio de Física ocorre nesta sexta-feira (4)

Evento será ministrado pelo professor Flavio M. de Aguiar a partir das 16h

Nesta sexta-feira (4), a partir de 16h, acontecerá mais uma edição do Colóquio de Física. Com tema “Espalhamento”, a palestra será ministrada pelo professor Flavio M. de Aguiar, no auditório do Departamento de Física da UFPE. O evento é aberto para todos os públicos, sem necessidade de inscrição. No entanto, recomenda-se que se chegue por volta de meia hora antes.

Flavio M. de Aguiar possui mestrado (1985) e doutorado (1989) em Física, pela Universidade Federal de Pernambuco, com contribuições em experimentos e simulações numéricas de Ressonância Ferromagnética de Alta Potência em Isolantes Magnéticos e Resposta Não Linear de Microondas em Supercondutores de Alta Temperatura. Fez pós-doutoramento na Universidade de Munique (LMU), Alemanha, em 1990-1991, atuando na área de Transporte Eletrônico em Fios e Pontos Quânticos em Heteroestruturas de GaAs-AlGaAs. Foi pesquisador visitante no Centro de Pesquisa de Almaden da IBM, Estados Unidos, em 1995, desenvolvendo pesquisa em Filmes Metálicos Magnéticos Ultrafinos.

Resumo

Entre a distante usina geradora de energia elétrica e a tela do computador no laboratório há certamente muito investimento financeiro e trabalho muscular e intelectual. Apertar os botões no laboratório e ser o primeiro ser humano a observar um fenômeno físico, previsto ou surpreendente, é de provocar risos incontroláveis em um coração congelado pela labuta. Ser o dono de tais olhos na calada da noite em laboratório da UFPE é, acima de tudo, um imenso prazer, associado à sensação de que “valeu a pena”. Na primeira metade desta apresentação, descreverei dois experimentos históricos nos quais tive a oportunidade de ser esse privilegiado observador. O primeiro levou à publicação da primeira “Physical Review Letter” [1] experimental do Departamento de Física, reconhecendo-se nesta celebração que pode ter havido um empate técnico [2]. Ter a frequência cardíaca aumentada repentinamente por um sinal na tela do osciloscópio aconteceria novamente anos mais tarde, nas vésperas do último Natal do milênio passado [3]. Nos dois experimentos, as amostras eram materiais magnéticos (isolante no primeiro, condutor no segundo experimento), com importantes aplicações tecnológicas. Na segunda metade deste colóquio, apresentarei resultados recentes [4] de experimentos onde as protagonistas são cavidades planares (“bilhares”), de interesse mais fundamental, no contexto da quantização de sistemas classicamente caóticos. Em essência, os três experimentos são de espalhamento (de micro-ondas (1 cm) e de luz (0,00001 cm)), daí o título do colóquio.

Programa de Pós-Graduação em Física

Data da última modificação: 30/09/2019, 14:59