Voltar

Avanços e ameaças à ciência e à tecnologia brasileira são tema de seminário promovido pela Pós em Química

Palestrante será o professor Sergio Machado Rezende, do Departamento de Física da Universidade

Na próxima quarta-feira (7), o Programa de Pós-Graduação de Química irá promover mais uma edição do seu webinar. No evento desta semana, o professor Sergio Machado Rezende, do Departamento de Física da Universidade, irá palestrar sobre avanços históricos e ameaças atuais à ciência e à tecnologia no Brasil. A apresentação será transmitida a partir de 15h, através da plataforma Microsoft Teams e estará aberta a todos os públicos.

Sergio Machado Rezende nasceu no Rio de Janeiro onde obteve o diploma de Engenheiro Eletrônico na PUC-RJ (1963). Em Cambridge, nos Estados Unidos, obteve os títulos de mestre em 1965 e de doutor em 1967, ambos em Electrical Engineering-Materials Science, no Massachusetts Institute of Technology. Atualmente, é professor titular no Departamento de Física da UFPE e trabalha em pesquisas na área de Física de Materiais, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, atuando em física experimental e física teórica, principalmente nos seguintes temas: magnetismo, magneto-óptica, materiais magnéticos, multicamadas magnéticas, materiais nanoestruturados e spintrônica.

Resumo

A Ciência teve um início tardio no Brasil. Na década de 1960 o País tinha pouquíssimos cientistas e pesquisadores, não havia regime de tempo integral para docentes nem ambiente de pesquisa nas universidades. Também não havia engenheiros ou especialistas em setores básicos da indústria, nosso parque industrial era incipiente e não existia cultura de inovação nas empresas. Na palestra serão apresentados os marcos que levaram a uma mudança neste cenário nas últimas décadas e que proporcionaram grande avanço no quadro de C&T no Brasil. Mostraremos também que o retrocesso nos últimos anos, e em especial no atual governo, representam uma ameaça para fazer com que C&T contribuam para nosso desenvolvimento econômico. No final apresentaremos sugestões de atitudes e ações para a comunidade acadêmica reagir às ameaças atuais e tentar impedir que haja um retrocesso maior no processo histórico recente.

Mais informações
(81) 2126.8402 / (81) 2126.8448

pgquimica@ufpe.br 

Data da última modificação: 06/04/2021, 12:42