Artigo de professores da UFPE é publicado no Physical Review Letters

Trabalho aborda a identificação da existência de uma fase de Floquet em um sistema fotônico do tipo laser aleatório (random laser)

Pesquisadores do Departamento de Física (DF) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE, do Campus Recife, identificaram a existência de uma fase de Floquet em um sistema fotônico do tipo laser aleatório (random laser). Os dados constam no artigo “Evidence of a Floquet Phase in a Photonic System”, publicado na edição do dia 12 deste mês do Physical Review Letters (Qualis A1).

O artigo tem a coautoria dos professores Ernesto P. Raposo, Antônio Murilo S. Macêdo, Leonardo de S. Menezes e Anderson S. Gomes e contou também com a participação do pós-doutor Iván R. González (ex-estudante do doutorado do DF-UFPE) e do aluno de doutorado Bismarck C. Lima, além do professor Raman Kashyap, da Polytechnique Montreal (Canadá).

A importância do trabalho se insere no contexto do desafio para a caracterização de uma estrutura de fases em sistemas fora do equilíbrio, um dos problemas atuais de maior relevância na física estatística. Ao utilizar uma fibra com emissões random laser, os autores identificaram experimentalmente e descreveram teoricamente uma fase de Floquet do tipo vidro de spin fotônico com o mesmo período da fonte laser de bombeamento.

A referência completa do artigo é: Ernesto P. Raposo, Iván R. R. González, A. M. S. Macêdo, Bismarck C. Lima, Raman Kashyap, Leonardo de S. Menezes, and Anderson S. L. Gomes, “Evidence of a Floquet Phase in a Photonic System” Physical Review Letters 122, 143903 (2019). doi:10.1103/PhysRevLett.122.143903.

Professor Ernesto P. Raposo

ernesto@df.ufpe.br