Aluno da UFPE é ouro na maior competição internacional de Matemática

Estudante tirou 57 pontos, o melhor resultado da América Latina

O aluno Thiago Landim de Souza Leão, do bacharelado em Matemática da UFPE, conquistou a medalha de ouro (First Prize) na International Mathematical Competition for University Students (IMC), evento realizado na Bulgária de 28 de julho a 3 deste mês. Com 57 pontos, Thiago foi o destaque do Brasil, obtendo o melhor resultado entre todos os participantes da América Latina. O evento, que é a maior competição para estudantes universitários e recebe os mais destacados graduandos em Matemática e ciências afins de todo o mundo, contou com a participação de 360 competidores nesta edição.

A delegação brasileira foi representada por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME), PUC-Rio, UFPE, e acompanhada pelos professores Davi Lima (UFAL), Ricardo Bortolotti (UFPE), Armando Gouveia (ITA) e Guilherme Freitas (IME).

Os destaques da equipe nacional foram Thiago Landim de Souza Leão, da UFPE, George Lucas Diniz de Alencar (PUC-Rio) e Rafael Filipe dos Santos (IME), todos ganhadores de medalha de ouro, sendo esses dois últimos com 51 pontos. Ao todo, a equipe do Brasil conquistou 14 medalhas, sendo três de ouro (First Prize), seis de prata (Second Prize) e cinco de bronze (Third Prize).

Data da última modificação: 06/08/2019, 13:00