Academia Brasileira de Ciências elege novos membros na Região Nordeste e Espírito Santo

Cinco cientistas da regional foram nomeados para a categoria de membros afiliados da ABC

Da assessoria

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) realiza, no dia 13 deste mês, no Campus Recife da UFPE, o Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da Regional Nordeste & Espírito Santo. O evento acontecerá no auditório do Departamento de Física da UFPE e contará com a participação do pró-reitor da Universidade, Ernani Rodrigues de Carvalho Neto. Na ocasião, não serão empossados novos membros afiliados da Universidade.

Anualmente, a ABC elege jovens cientistas de excelência, com menos de 40 anos, para integrarem a Academia por um período de 5 anos. São escolhidos até cinco pesquisadores por regional: Minas Gerais e Centro-Oeste, Nordeste e Espírito Santo, Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Sul. A criação da categoria de membros afiliados tem por objetivo identificar e estimular jovens com grande potencial para a Ciência.

No dia 13, cinco cientistas da região Nordeste e do Espírito Santo apresentarão suas pesquisas e receberão os diplomas de membros afiliados da ABC para o período de 2018 a 2022. Representando as mais diversas áreas de pesquisa, como ciências da engenharia, físicas, matemáticas, biomédicas e da saúde, estarão presentes os novos afiliados André Lima Férrer de Almeida (Ciências da Engenharia/UFC), Eduardo Costa Girão (Ciências Físicas/UFPI), Ernani de Sousa Ribeiro Júnior (Ciências Matemáticas/UFC), Luis Gustavo Carvalho Pacheco (Ciências Biomédicas/UFBA)e Thiago George Cabral Silva (Ciências da Saúde/Ufes).

Suas apresentações abordarão os seguintes temas: álgebra sensorial, simulação computacional e nanomateriais, geometria das métricas tipo-Einstein, genômica funcional e biologia sintética, e medicina de precisão.

A programação conta ainda com a palestra do acadêmico Virgílio Augusto Fernandes Almeida. Para saber mais sobre o evento, basta conferir a programação clicando aqui

A solenidade é aberta ao público, gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio deste link, clicando na aba “Inscrições”. Haverá emissão de certificados.

Data da última modificação: 05/11/2018, 14:36