Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira

Seminário de Óptica aborda “Escrita de uma rede de Bragg longa para obtenção de um laser aleatório Raman em fibra ótica”

Evento ocorrerá na terça-feira (24), às 14h, no auditório do DF

O Seminário de Óptica, do Departamento de Física (DF) da UFPE, ocorrerá na próxima terça-feira (24), às 14h, no auditório do DF e será apresentado pelo aluno Bismarck Lima, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPE, abordando o tema “Escrita de uma rede de Bragg longa para obtenção de um laser aleatório Raman em fibra ótica”.

Resumo

Fibras óticas fotossensíveis, quando expostas a luz UV, sofrem uma mudança permanente no seu índice de refração. Utilizando um padrão de interferência, é possível gerar uma modulação periódica no núcleo, gerando o que é conhecido como rede de Bragg. Com isto, é possível fabricar diferentes tipos de laser, entre eles os lasers aleatórios. Neste seminário serão apresentados os resultados obtidos na Escola Politécnica de Montreal durante a vigência do auxílio mobilidade discente. O objetivo principal destas atividades foi fabricar e caracterizar redes de Bragg longas com deslocamentos de fase aleatórios e aleatoriamente introduzidos. Foi observada nos dispositivos fabricados a emissão de laser Raman em 1117 nm e 1177 nm correspondentes às primeira e segunda emissões Stokes, com larguras de linha menores que 1,5 nm.

Data da última modificação: 20/04/2018, 13:30