Seminários de Óptica retomam suas apresentações semanais a partir de amanhã (19)

“Restauração do emaranhamento em canais ruidosos através de operações unitárias” será o primeiro tema do semestre

Os Seminários de Óptica do Departamento de Física (DF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) retomam suas apresentações semanais a partir de amanhã (19), às 14h, no auditório do DF. O seminário de abertura do semestre será apresentado pelo professor José Ferraz, do Departamento de Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com o título “Restauração do emaranhamento em canais ruidosos através de operações unitárias”.

Resumo

Neste seminário, iremos apresentar um experimento em que se demonstra a possibilidade de recuperação da distribuição de emaranhamento, quando os estados se propagam através de canais ruidosos, através da introdução de operações unitárias adequadas (filtros) durante o processo de transmissão. Nos concentramos em duas classes relevantes de canais de qubits, que consistem em aplicações repetidas de mapas de fase ou de mapas de amplitude, ambos modelando uma dissipação que pode acontecer em estados de polarização de fótons emaranhados. Nossos resultados mostram que, interpondo um filtro unitário entre dois canais com ruído, é possível melhorar significativamente a transmissão de emaranhamento.

Data da última modificação: 18/03/2019, 15:28