- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Recife/
- Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)/
- Notícias CCEN/
- Projeto Memorial Notáveis Cientistas de Pernambuco anuncia homenageados em evento amanhã (19)
Projeto Memorial Notáveis Cientistas de Pernambuco anuncia homenageados em evento amanhã (19)
Dos seis homenageados, cinco foram professores efetivos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
O projeto Memorial Notáveis Cientistas de Pernambuco anuncia os seis homenageados do biênio 2020-2021 em sessão solene que será realizada às 18h de amanhã (19), no Auditório Senador Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O evento, que teve uma pausa de dois anos por conta da pandemia de covid-19, integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco. Dos seis homenageados, cinco foram professores efetivos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Este ano, a honra póstuma será concedida ao engenheiro de pesca Fábio Hazin e ao físico Ivon Fittipaldi, idealizador do projeto Notáveis Cientistas de Pernambuco, ambos vítimas da covid-19. Serão homenageados ainda no biênio 2020-2021 o matemático Romildo Pessoa, o historiador Armando Souto Maior, a assistente social Anita Albuquerque e o médico Edmundo Machado Ferraz.
O Memorial Notáveis Cientistas de Pernambuco tem o objetivo de garantir anualmente a homenagem póstuma a três cientistas que tenham deixado contribuições para o estado nas diversas áreas do conhecimento. São elas: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas, Sociais e Letras; e Ciências Biológicas e Saúde. A escolha é feita por uma comissão formada por representantes de universidades e instituições científicas, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Academia Pernambucana de Ciências (APC).
Até o momento, o projeto já homenageou 48 cientistas. Eles passam a compor a Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco, que circula junto com o Ciência Móvel, programa itinerante do Espaço Ciência. A caravana já atingiu um público de mais de 100 mil pessoas ao longo dos últimos seus anos.
Homenageados 2021
Ivon Palmeira Fittipaldi (1943-2020) – Ciências Exatas, da Terra e Engenharias
Natural de Maceió, foi chefe do Departamento de Física (1980-1982), coordenador da Pós-Graduação em Física (1991-1992), pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (1983-1987) e diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (1993-1997) da UFPE. Também foi diretor científico da Facepe de 1997 a 1999 e coordenador-geral da Representação Regional do CNPq. Foi um dos principais idealizadores do projeto Notáveis Cientistas de Pernambuco.
Anita Aline Albuquerque Costa (1931-2016) – Ciências Humanas, Sociais e Letras
Graduou-se em Serviço Social em 1962, passando a integrar o corpo docente da UFPE em 1971. Ajudou a criar o Mestrado em Serviço Social da UFPE, tendo contribuído para a criação e consolidação do primeiro grupo de pesquisa em serviço social da Universidade, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais e Direitos Sociais (Nepps). Foi chefe do Departamento de Serviço Social, coordenou o mestrado em Serviço Social e foi diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).
Fábio Hissa Vieira Hazin (1964-2020) – Ciências Biológicas e Saúde
Professor da UFRPE, coordenou o Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo e o programa Revizee, para avaliação dos recursos vivos da zona econômica exclusiva brasileira para a região Nordeste. Atuou na Pós-Graduação em Oceanografia da UFPE. Presidiu o processo de negociação na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para a elaboração e adoção de um tratado internacional para prevenir e eliminar a pesca ilegal, aprovado em 2009. Presidiu a Comissão Internacional para a Conversação do Atum Atlântico (ICCAT) e a Associação Brasileira de Engenharia de Pesca e foi representante científico do Brasil junto à Comissão Internacional para Conversação do Atum Atlântico (ICCAT).
Homenageados 2020
Romildo Cordeiro Pessoa (1914-2001) – Ciências Exatas, da Terra e Engenharias
Foi professor da Escola de Engenharia da UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Fez parte de movimentos para criação dos cursos de Matemática e Física na UFPE, tendo sido um dos fundadores do curso de Arquitetura e de Geologia da Universidade.
Armando de Albuquerque Souto Maior (1926-2006) – Ciências Humanas, Sociais e Letras
Implantou o primeiro curso de pós-graduação em História do Norte-Nordeste e fundou a Clio, revista do curso de mestrado em História da UFPE. Publicou vários artigos em revistas especializadas sobre História Antiga e História do Brasil, além de oito livros. A série de livros didáticos sobre História, iniciada na década de 1950, teve grande repercussão e todo o Brasil. “Quebra-Quilos: Lutas sociais no outono do império”, sua obra mais querida, foi publicada na coleção “Brasiliana” em 1978, tendo recebido o prêmio Sergio Milliet de ensaio.
Edmundo Machado Ferraz (1940-2017) – Ciências Biológicas e Saúde
Além de professor na UFPE, foi diretor-superintendente do Hospital das Clínicas, presidente eleito do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Fundou e coordenou o curso de Doutorado em Medicina da UFPE, tendo sido consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Infecção Cirúrgica e uso de antibióticos em Friburgo, na Alemanha, Atlanta e Washington DC, nos Estados Unidos, e Genebra, na Suíça, além de consultor do Ministério da Saúde em controle da infecção a partir de 1985.