Professor Gilberto Fernandes de Sá recebe título de Professor Emérito no dia 9 deste mês

Homenageado foi diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)

O professor Gilberto Fernandes de Sá, do Departamento de Química Fundamental (DQF) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), recebe o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A sessão solene de outorga será realizada, no próximo dia 9, às 15h30, no auditório do DQF, no Campus Recife.

Gilberto Fernandes de Sá é bacharel em Química pela Universidade Federal do Ceará (1966). Possui doutorado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1972) e realizou pós-doutorado no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), na França (1976).

Chegou à UFPE como professor visitante e, em 1975, tornou-se professor adjunto da Universidade (inicialmente vinculado ao Departamento de Física), tendo se aposentado em 1998. Na Universidade, implantou o Laboratório de Terras Raras (BS-TR1-1975) e colaborou na implantação do Grupo de Física Atômica e Molecular do Departamento de Física (1974) e na criação do Departamento de Química Fundamental (1983). Foi coordenador de graduação, chefe dos Departamentos de Física (1976) e de Química (1983-1985), além de diretor do CCEN (1988-1991). Foi membro do Conselho Universitário (1993-1995; 1995-1997) e da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (1983-1985).

Como pesquisador, estuda temas nas áreas de Química e Física, com ênfase em Materiais Luminescentes com Íons Lantanídeos. Orientou 28 teses de doutorado e dissertações de mestrado, oito pós-doutorandos e 28 alunos de iniciação científica. Publicou três capítulos de livros, além de 167 artigos indexados com cerca de 4.800 citações.

Foi professor visitante na Universidade de Minnesota (Estados Unidos) e pesquisador visitante nas Academias de Ciências da China, URSS, Polônia e no CNRS (França). Também exerceu funções dirigentes no MCT, ABC e SBQ e de assessoria na Facepe, Fapesp, Paperj, CNPq, Capes, PADCT e Finep. Recebeu vários prêmios e condecorações, entre eles Ordem de Mérito Científico, categorias Comendador (1998) e Grã-Cruz; Medalha Comemorativa dos XXX Anos do CNPq (1981); Medalha Professor Paulo Duarte – Mérito Química (2014); e Prêmio de Reconhecimento Científico, recebido durante o XIV BMIC/LABC (2008).

A proposta de concessão do título de Professor Emérito a Gilberto Fernandes de Sá é originária do Departamento de Química Fundamental do CCEN.

Data da última modificação: 03/10/2019, 16:10