Voltar

Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional faz seminário na UFPE

SBMAC tem como propósitos desenvolver as aplicações da Matemática nas áreas científicas, tecnológicas e industriais

Os Programas de Pós-Graduação de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizam o seminário conjunto “Desafios matemáticos e computacionais em Geometria Molecular” no próximo dia 16, das 16h às 17h, no Auditório Professor Ricardo de Carvalho Ferreira, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). O palestrante será o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), Carlile Lavor.

Também professor do Instituto de Matemática Estatística e Ciência da Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ele discutirá alguns desafios matemáticos e computacionais de um problema central em Geometria Molecular: calcular estruturas 3D de proteínas usando dados experimentais de Ressonância Magnética Nuclear. “Essencialmente, trata-se de um problema inverso, onde temos algumas distâncias entre os átomos da molécula de proteína e desejamos calcular suas posições no espaço”, explica.

Com sua pesquisa em geometria de proteínas, Lavor foi palestrante convidado em diversas instituições internacionais (com destaque para Columbia University, Duke University, École Polytechnique, IBM TJ Watson Research Center, Institut Pasteur, MIT, Princeton University e University of Cambridge) e tem experiência na área de Matemática Aplicada e Ciência da Computação, com ênfase em Geometria de Distâncias, Álgebra Geométrica e Computação Quântica. 

A SBMAC tem como propósitos desenvolver as aplicações da Matemática nas áreas científicas, tecnológicas e industriais; incentivar o desenvolvimento e implementação de métodos e técnicas matemáticas eficazes a serem aplicadas para o benefício da Ciência e Tecnologia; incentivar a formação de recursos humanos em Matemática com ênfase ao conteúdo e à utilização eficiente dos recursos computacionais disponíveis; e promover o intercâmbio de ideias e informações entre as áreas de aplicações matemáticas.

Data da última modificação: 23/04/2019, 11:24