Voltar

PPGQ promove webcolóquio sobre mulheres na ciência

Evento acontece na próxima quarta-feira (10) às 15h, com a participação da professora Elisa Orth, do Departamento de Química da UFPR

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE realiza, na próxima quarta-feira(10), às 15h, o webcolóquio “Mulheres cientistas: onde elas estão?”, com a professora Elisa Orth, do Departamento de Química da UFPR.O evento acontece via plataforma Microsoft Teams. 

Professora na Universidade Federal do Paraná desde 2012, onde lidera o Grupo e Catálise e Cinética. Em 2020, se tornou mãe do Vinicius. Sua pesquisa tem sido focada na neutralização de monitoramento de agroquímicos e simulantes de armas químicas; segurança química, design de catalisadores (nano, bio, sustentáveis) e geração de hidrogênio. Ainda, é engajada com ações para paridade de gênero e divulgação científica.

Resumo

O que tem em comum em fazer ciência, ir para o bar e comprar sapato? Muitas mulheres! É fato: a ciência tem poucas mulheres. A população mundial tem cerca de 50% de mulheres, mas apenas 30% dos cientistas no mundo são mulheres e ainda 3% dos Prêmios Nobel em Ciências foram agraciados para mulheres. Assim como no mundo, no Brasil observa-se um efeito tesoura na carreira das mulheres, sendo que a representação feminina diminui quando se chega a pontos mais altos da carreira. A boa notícia é que temos, sim, muitas mulheres que fazem ciência de altíssima qualidade. Não se trata apenas de igualar números, mas sim desmistificar o perfil de um(a) cientista. O cientista é muitas vezes associado à imagem de um homem com cabelo branco arrepiado dentro de um laboratório com jaleco e de fisionomia séria, que parece nunca se divertir. Espera-se discutir não apenas números, mas falar das repercussões dos estereótipos na vida profissional e pessoal da mulher. Fazer ciência? Todos podem, inclusive mulheres! O objetivo geral da palestra será debater a temática de mulheres da ciência, correlacionado com aspectos pessoais da minha carreira e minha experiência até o momento com a maternidade.

Data da última modificação: 08/11/2021, 17:49