Pós-Graduação em Estatística promove seminário sobre a convergência das trajetórias de sistemas de passeios aleatórios no grafo completo

O seminário será ministrado pelo doutor em Estatística Mario Estrada Lopez

O Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFPE promove, nesta quarta-feira (24), seminário sobre a Convergência das trajetórias de sistemas de passeios aleatórios no grafo completo. O evento é aberto ao público geral.

O seminário será ministrado pelo doutor em Estatística Mario Estrada Lopez e acontecerá das 16h às 17h, na sala 9, no térreo-bloco D do Departamento de Estatística (CCEN) da UFPE.

Mario Estrada Lopez atualmente é pós-doutorando do Departamento de Estatística da UFPE, possui doutorado e mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (2019 e 2015, resp.). Graduado em Matemáticas pela Universidad del Atlantico (2012). Tem experiência na área de Probabilidade e Processos Estocásticos, com ênfase em modelos estocásticos de epidemia e sistemas de partículas interagentes no grafo completo.

Resumo

Estudamos duas versões do modelo dos sapos no grafo completo com N + 1 vértices, assumindo a seguinte condição inicial: no tempo t = 0, apenas um vértice tem uma partícula ativa, e uma partícula inativa é colocada em cada outro vértice. As versões variam com respeito ao tempo de vida de cada partícula ativa, também consideradas como mecanismos de remoção. No primeiro processo que estudamos, cada partícula tem um relógio que segue uma distribuição geométrica, quando soar o alarme de um relógio que acompanha o sapo, ele será removido do processo. Na segunda versão, o tempo de vida de cada partícula segue uma distribuição não geométrica; isto significa que cada partícula só sobrevive se pular para um vértice não visitado. Para ambas as versões, quando N tende para infinito, a trajetória do processo pode ser aproximada por um sistema dinâmico discreto tridimensional. Para cada caso, estudamos a cobertura do grafo mostrando para quais valores converge em probabilidade.

pgest@de.ufpe.br

Data da última modificação: 22/04/2019, 15:21