Voltar

Pós em Química da UFPE promove web-colóquio amanhã (2)

O evento começará às 15h, pelo Microsoft Teams, e é aberto ao público

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQuímica) da UFPE realiza amanhã (2) o web-colóquio “Detecção da temperatura através da luminescência: o exemplo das anomalias da água líquida”. A palestra será ministrada pelo professor Luís Dias Carlos, membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Ciências. O evento é aberto ao público e será realizado pelo Microsoft Teams a partir das 15h.

Luís António Dias Carlos é professor catedrático no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, em Portugal. É membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Ciências e os seus interesses atuais de pesquisa incluem nanotermômetros luminescentes, concentradores solares luminescentes, e híbridos orgânicos-inorgânicos para fotônica verde (iluminação em estado sólido e óptica integrada).

Resumo

Durante a última década, a nanotermometria de luminescência abriu a possibilidade de medir fluxos térmicos a escalas espaciais inferiores a 10 µm, inacessíveis por métodos elétricos convencionais. Diversos luminóforos têm mostrado serem capazes de medir a temperatura de forma não evasiva através das suas propriedades de emissão de luz, por exemplo polímeros, sistemas conjugados de DNA ou proteínas, corantes orgânicos, pontos quânticos, e iões de lantanídeos trivalentes (Ln3+) incorporados em híbridos orgânicos-inorgânicos e em nanopartículas. A implementação destes materiais à base de iões Ln3+ como termómetros raciométricos foi extensivamente revista nos últimos cinco anos.

Nos últimos dois anos, o foco da termometria de luminescência deslocou-se gradualmente do fabrico de novas nanoarquitecturas para a utilização da técnica como ferramenta para a bioimagem térmica e para o estudo de propriedades dos próprios termómetros e do seu ambiente local, como, por exemplo, a velocidade instantânea de nanocristais Brownianos suspensos tanto em solventes aquosos como orgânicos. Após uma perspetiva geral do trabalho realizado em nanotermometria de luminescência desde a explosão do campo há uma década atrás, a palestra vai se concentrar num exemplo recente que ilustra como as anomalias da água líquida podem ser estudadas utilizando a termometria de luminescência.

Mais informações
Professor Petrus Santa Cruz
Coordenador dos Colóquios do PPG-Química/UFPE

petrus.santacruz@ufpe.br

Data da última modificação: 01/12/2020, 15:49