Pós em Física promove webnário gratuito amanhã (27)

Amanhã (27), a partir das 16h, o Programa de Pós-Graduação em Física da UFPE promoverá uma edição do seu webinar. Nesta edição do evento, Helinando Oliveira, professor da Univasf, irá falar sobre “Nanotecnologia Verde”. O webcolóquio é gratuito e ocorrerá de forma on-line, através da plataforma Google Meet.

Oliveira é graduado em Engenharia Eletrônica (2000), doutor em Física pela UFPE (2004) e pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (2012). Desenvolve pesquisa com ênfase em propriedades elétricas de sistemas coloidais, polímeros condutores e nanoestruturas orgânicas com aplicações em sensores, supercapacitores e células combustível biológicas, atuando principalmente nas áreas de espectroscopia de impedância, polímeros condutores e microemulsões. Coordena as atividades do Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (Leimo) na Univasf.

Resumo

A escassez das fontes de energia de origem fóssil e a degradação ambiental causada pela espécie humana são fatores que influenciam o desenvolvimento de uma ciência favorável à descontaminação e recomposição do meio ambiente. O desafio da nanotecnologia verde é o de resolver os grandes problemas contemporâneos sem agredir a natureza, seja na produção de novos antibacterianos ou em sistemas de armazenamento de energia bioconsumíveis. A estratégia de transformar lixo em insumo faz a nanotecnologia “mimetizar” a natureza e buscar soluções naqueles materiais que figuravam como descartes e contaminantes. Neste colóquio, serão apresentados os resultados mais recentes desenvolvidos no Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais da Univasf relativamente à aplicação dos conceitos da economia circular na produção de novos sistemas para o controle de superbactérias, lasers randômicos e de armazenadores de energia (supercapacitores).

selecao.pgfisica@ufpe.br

Data da última modificação: 26/11/2020, 17:23