Voltar

Pesquisador da UFPE recebe prêmio de melhor tese na área das Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar pela Capes

Trabalho teve orientação do professor Sergio Machado Rezende

Foto: Divulgação

Tese de José Holanda já havia recebido outra premiação da Capes em 2019 

O pesquisador José Holanda da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPE, recebeu, no último dia 12, o Prêmio Oscar Sala de melhor tese na área das Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. O prêmio foi concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em Brasília.

A tese “Fenômenos de spintrônica e magnônica em materiais magnéticos” teve orientação do professor Sergio Machado Rezende e já havia sido premiada como uma das 49 melhores teses avaliadas pela Capes no Prêmio Capes de Tese do ano de 2019. Neste mês, o trabalho foi um dos três grandes premiados pela Capes.

“Foi com grande honra e entusiasmo que recebi mais esta excelente notícia. Este foi um trabalho feito com o mais alto nível de qualidade em termos de ciência. Sinto-me extremamente feliz pelo reconhecimento que o Grande Prêmio Capes de Tese Oscar Sala trouxe ao trabalho. Todos que fizeram parte desta conquista estão de parabéns. Obrigado a todos, em especial ao professor Sergio Machado Rezende”, afirmou o pesquisador.

A Capes também premiou outras duas teses nas áreas de Ciências da Vida (Prêmio Graziela Maciel Barroso) e nas áreas de Humanidades (Prêmio Josué de Castro).

O Prêmio Capes de Tese é entregue desde 2006 e visa reconhecer e homenagear pesquisas de altíssimo nível. Neste ano, o prêmio bateu recorde histórico de inscrições obtendo um total de 1.142 inscritos.

José Holanda tem graduação em Física/bacharelado (UFC), mestrado em Física (UFPE) e doutorado em Física (UFPE), com estágio pós-doutoral na UFPE e no Argonne National Laboratory (Anlab), nos Estados Unidos, um dos maiores e mais antigos laboratórios de pesquisa científica do Departamento de Energia dos EUA, vinculado à Universidade de Chicago, no Estado de Illinois.

Mais informações
José Holanda da Silva

joseholanda.papers@gmail.com

Data da última modificação: 02/01/2020, 11:52