Voltar

Ex-diretor do Inpe Ricardo Galvão ministra colóquio na UFPE sobre monitoramento dos biomas

O evento acontece nesta sexta-feira (23), às 16h, no Auditório Professor Newton Maia, no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE

O Colóquio do Departamento de Física aborda o tema “O Inpe e o Monitoramento dos Biomas Brasileiros”, com Ricardo Galvão, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O evento acontece nesta sexta-feira (23), às 16h, no Auditório Professor Newton Maia, no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, no Campus Recife. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.

Foto: Reprodução/TV Globo

Galvão foi diretor do Inpe de setembro de 2016 até o início de agosto deste ano

Ricardo Galvão fará inicialmente uma apresentação das principais atividades do Inpe, seguida de uma descrição mais detalhada de seus sistemas de monitoramento do desmatamento nos diversos biomas brasileiros. O coloquialista fará também um relato dos fatos relativos à recente controvérsia sobre dados de desmatamento no país com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Ricardo Salles, que levaram à exoneração de Ricardo Galvão da diretoria do Inpe.

CURRÍCULO – Galvão foi diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), membro do Conselho da Sociedade Europeia de Física e presidente da Sociedade Brasileira de Física, entre outros cargos de gestão técnico-científica. Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Física de Plasmas Aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), com livre-docência em Física Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), ele é membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Foi indicado à Direção do Inpe após processo de seleção realizado por meio de comitê de especialistas. Dirigiu o órgão de setembro de 2016 até o início do mês de agosto deste ano.

Mais informações
Departamento de Física da UFPE
(81) 2126.8449

Data da última modificação: 21/08/2019, 14:36