Departamento de Física UFPE realiza webcolóquio

Evento acontece na sexta-feira (26), às 16h, via Google Meet

O Departamento de Física da UFPE promove na próxima sexta-feira (26), às 16h, o webcolóquio ”Dynamics, fractal geometry and the exponents of the Kardar-Parisi-Zhang equation”, com apresentação do professor Fernando A. Oliveira, do Instituto de Física da Universidade de Brasília, que falará sobre algumas propriedades da equação de Kardar-Parisi-Zhang.

O web colóquio acontece via plataforma Google Meet. Os organizadores do evento pedem para que os interessados entrem na sala virtual com o microfone desligado e pelo e-mail institucional (@ufpe.br).

O professor Fernando A. Oliveira tem graduação e mestrado na UFPE, doutorado na Essex University. Foi professor visitante na CWRU 1991-1994 and Barcelona University (2011).

Resumo

The KPZ equation is connected to a large number of processes, such as atomic deposition, evolution of bacterial colonies, the direct polymer model, the weakly asymmetric simple exclusion process, the totally asymmetric exclusion process, direct d-mer diffusion, fire propagation, turbulent liquid-crystal, spin dynamics, polymer deposition in semiconductors, and etching. We present a short review of the field, some modern problems and perspectives. We discuss as well how a new interpretation of the fluctuation-dissipation theorem allows us to give a solution for the KPZ exponents.

Data da última modificação: 23/08/2022, 16:08