Departamento de Física da UFPE promove colóquio on-line

Evento acontece na sexta-feira (6), às 16h, via Google Meet

O Departamento de Física da UFPE promove na próxima sexta-feira (6), às 16h o webcolóquio “Multimode Quantum Optics, at the heart of Quantum Metrology and Quantum Information”, com apresentação do professor Nicolas Treps, do laboratório Kastler Brossel, da Sorbonne University. O webcolóquio acontece via plataforma Google Meet. Os organizadores do evento pedem para que os interessados entrem na sala virtual com o microfone desligado e pelo email institucional (@ufpe.br).

Nicolas Treps é professor da Sorbonne University, no Laboratoire Kastler Brossel, responsável pelo grupo de óptica quântica multimodo. Ele também é codiretor do Quantum Information Center Sorbonne. Durante sua carreira, ele desenvolveu análise modal de luz quântica multimodo, o que levou a experimentos pioneiros em metrologia quântica, imagem quântica e informação quântica multimodo. Sua pesquisa agora está focada em metrologia quântica e informação quântica com pentes de frequência óptica, novas atividades que foram financiadas por uma bolsa do ERC. Ele também aplicou esses conceitos à aplicação clássica, como o estudo da dinâmica do laser ultrarrápido e multiplexação espacial. Isso levou à cofundação da CAILabs Start-up Company, que desenvolve um sistema de imagem completo com aplicações para multiplexação espacial em fibra óptica de transmissão em espaço livre (para aumento da taxa de dados de comunicação) e soldagem a laser de alta potência.

Resumo

Light offers a vast potential in the development of modern quantum technologies due to its intrinsic resilience to decoherence effects and its capacity to convey a huge amount of information. The many modes of light, would they be spatial modes or spectral modes, are as many quantum harmonic oscillators, leading to a largely unexplored Hilbert space. Hence, applications for quantum information and metrology are numerous, but still face many challenges when moving to practical implementations. In this presentation, we will more specifically consider the continuous variable approach, where the observables of interest are the quadratures of the electric field. This is advantageous for metrology, as it corresponds to the large number of photons limit, but also for quantum information processing as it allows for deterministic entanglement generation. We will review some of the most important concepts and show examples leading to quantum parameter estimation and to multimode non-gaussian states for quantum information.

Data da última modificação: 03/05/2022, 19:06