- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Recife/
- Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)/
- Notícias CCEN/
- Curso de Estatística conquista conceito 4 em avaliação do Ministério da Educação
Curso de Estatística conquista conceito 4 em avaliação do Ministério da Educação
Atualmente, o bacharelado em Estatística da UFPE conta com aproximadamente 110 alunos
O curso de graduação em Estatística do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Campus Recife, recebeu conceito 4 na avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC). A visita dos dois avaliadores aconteceu nos dias 18 e 19 deste mês. A avaliação considera aspectos relacionados ao projeto pedagógico, à infraestrutura e ao corpo docente do curso.
A coordenadora do curso de Estatística da Universidade, professora Calitéia Santana de Sousa, creditou esta conquista à dedicação dos docentes, técnicos administrativos e alunos em manter a boa qualidade da graduação. Ela ainda explicou que a atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) também foi importante para a avaliação positiva do MEC.
Entre os pontos fortes do curso, a coordenadora destacou o corpo docente experiente e qualificado, a integração com os estudantes e a formação dos profissionais, que “atende às necessidades tanto para a vida acadêmica quanto para a atuação no mercado de trabalho”. Atualmente, o bacharelado em Estatística da UFPE conta com aproximadamente 110 alunos.
A Estatística é a área do conhecimento na qual são estudados métodos apropriados para obtenção, representação e análise de dados. Esta ciência, por meio de análise, transcende o aspecto meramente descritivo, pois sua característica marcante é a capacidade de inferir para o geral a partir dos resultados obtidos no exame de uma das partes. Na prática, isso se traduz em economia de tempo e recursos materiais, com reflexos altamente positivos na solução dos complexos problemas atuais.
O estatístico fornece mecanismos para diagnosticar e otimizar a gestão e a operação de vários sistemas complexos, permitindo ainda estimar, mediante técnicas sofisticadas, a variabilidade de diversas grandezas e seus possíveis relacionamentos.