Pós-graduação em Inovação Terapêutica exercita inserção social

Mais uma vez, o Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica apresenta uma proposta inovadora.

Para discutir as possibilidades de exercer a educação em saúde no seio da pós-graduação brasileira utilizando o quesito de avaliação da CAPES “inserção social” como indicador de desempenho dos programas, uma ação coordenada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica (INCT_if) propõe uma prática integradora para contribuir na formação continuada de professores de ensino básico.

Como anunciado em setembro de 2009, em reunião geral com os alunos, o Programa irá oferecer a Disciplina Eletiva Educação em Saúde. O encanto da proposta reside na forma como a disciplina será ofertada, buscando viabilizar a construção de uma trajetória alternativa de inserir a educação nas ações do PPGIT. Além do PPGIT, quatro outras instituições irão oferecer a mesma disciplina: UFRJ, USP, UFRGS e UFSC.

A disciplina Educação em Saúde tem como objetivo mostrar ao aluno como a participação social interfere na definição e na busca de soluções para as questões de saúde, bem como no controle das ações desenvolvidas pelas instituições. Desse modo, preconizam-se mudanças na estrutura social, enfatizando a necessária educação da população para tanto.

O conteúdo programático contemplado é formado pelos seguintes temas: Promoção da saúde. Os produtos farmacêuticos na sociedade moderna. Historiografia dos modelos de educação em saúde. Participação social em saúde. O processo de trabalho em educação em saúde. A construção e aplicação de materiais educativos.

Distribuídas em 60 horas, 04 créditos, as atividades teóricas e práticas propostas para a disciplina estão divididas em quatro unidades:

1)     Atividades teóricas

UNIDADE I – Promoção da Saúde - 8 horas

Ministrante: Profa. Silvana Nair Leite - UFSC

Histórico e conceitos de promoção da saúde. Estratégias de promoção à saúde. A educação enquanto estratégia de promoção da saúde. A relação das ciências farmacêuticas, dos medicamentos e das tecnologias com a promoção da saúde das populações.

UNIDADE II – Educação e Saúde - 7 horas

Ministrante: Prof. Bruno Severo Gomes - UFPE

Historiografia da educação em saúde: a educação geral e suas relações com a educação em saúde. Conceito e elementos atuais da educação em saúde. Empoderamento: a necessidade de democratização das relações. A construção e testagem de materiais de educação em saúde. A interdisciplinaridade como modelo para a educação em saúde e educação na saúde. Espaços comunicativos em saúde. O trabalho com grupos.

UNIDADE III – Projeto Experimental - 15 horas

Apresentação do projeto e dos materiais vinculados às atividades propostas. Treinamento dos alunos para a execução do Projeto Educanvisa, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Ministrantes: Maria José Delgado Fagundes e Cláudia Passos Guimarães Rabelo - ANVISA

2)     Atividades Práticas

UNIDADE IV - Formação continuada de professores do ensino básico - 30 horas

Execução in situ das atividades assimiladas nas unidades I, II e III em escolas da rede básica da cidade de Goiana, localizada na Mata Norte do Estado de Pernambuco. Acompanhamento das atividades didático-pedagógicas desenvolvidas pelos professores da educação básica. Confecção de relatório.

Ministrantes: Alunos de mestrado e doutorado regularmente matriculados em programas de pós-graduação recomendados pela CAPES.

Informamos que já foram feitos os primeiros contatos do PPGIT-UFPE com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiana, e a parceria foi estabelecida. Também teremos, como convidada especial, a Profa Fátima Cruz, do Centro de Educação - UFPE.

Outras informações:

1- A matrícula na Disciplina Educação em Saúde será realizada na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica, nos dia 5-8 e 13-14 de outubro próximos.

2- As Unidades I, II e III acontecerão nos dia 18 a 22 de outubro próximo, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas. O calendário da Unidade IV acontecerá após entendimentos dos alunos com os gestores municipais de Goiana.

3- Considerando uma organização maior necessária para a oferta dessa disciplina, serão oferecidas apenas 35 vagas.

Maiores informações:
Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica