Notícias Notícias

Voltar

Equipe de estudantes da UFPE vence hackathon Nasa Space Apps Challenge

Ambiente gamificado Opta trata de temas como aquecimento global e mudança climática são abordados de forma acessível

Um grupo formado por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ficou em 1º lugar no Nasa Space Apps Challenge, um hackathon promovido globalmente pela Nasa. A edição do Recife foi realizada no espaço Apolo 235 do Porto Digital nos dias 18 e 20 deste mês. Os dois primeiros lugares vão participar da etapa global, cujo prêmio principal é uma visita ao Nasa Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos. Conheça os dois projetos participantes (em inglês)

Fotos: Divulgação

Projeto Opta pretende reduzir “ecoansiedade” com ações concretas

A equipe é formada pelos estudantes Amanda Gomes (Design), Claudio Oliveira (Ciência da Computação), Jônathas Souza (Design) e Marina Araújo (Design) e pela bióloga Beatriz Melo, formada pela UFPE. Elaborado para ser usado em sala de aula por professores de ciências, o projeto Opta é uma plataforma web que usa a base de dados da Nasa para criar um ambiente gamificado, voltado para alunos de 12 a 13 anos. Temas como aquecimento global e mudança climática são abordados de forma acessível, em linguagem didática.

 “Nosso objetivo é fazer as crianças perceberem o impacto de suas ações no futuro”, explica Marina Araújo. As escolhas do cotidiano – entre carro e bicicleta ou entre alimentação baseada em produtos animais ou vegetais – foram calculadas em pegadas de carbono deixadas no planeta, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ “Esta agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade”, define a ONU. 

A estudante observa que existe uma “ecoansiedade” nessa geração, ou seja, um grande medo do futuro, que tanto pode ser usado para paralisar quanto para promover ações concretas que realmente possam melhorar o planeta, como propõe o jogo que venceu o hackathon. A equipe está trabalhando no projeto para participar da competição mundial e já ganhou, na competição local, quatro semanas de intercâmbio e óculos de realidade virtual, dentre outros prêmios.

Black Bird foi apresentado hoje (25) na Câmara dos Vereadores de Olinda

BLACK BIRD - Composto por ex-alunos da UFPE, outro grupo de participantes conquistou o 3º lugar na competição. Beatriz Camboim (Engenharia Elétrica), Gabriel H. Lins (Biomedicina), Guilherme Daguir (Design), Gerson Ramos (Sistemas de Informação) e Vitória Melquiades (Administração) criaram o projeto Black Bird, solução para monitorar, conter e reutilizar o petróleo no oceano, da costa até as águas intercontinentais. “Focamos em impactar todo o ecossistema do problema”, afirma Gabriel H. Lins.

HACKATHON - O Nasa Space Apps Challenge é uma competição internacional realizada simultaneamente em várias cidades do mundo. Os participantes recebem desafios reais desenvolvidos pela Agência Espacial Americana e, para solucionar as questões, recebem acesso a dados da Nasa. Os participantes formam suas equipes e trabalham de forma intensiva para criar uma solução dentro do tema escolhido em 48 horas, com o desejo de criar soluções de impacto mundial.

Data da última modificação: 25/10/2019, 16:58

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização