Notícias Notícias

Voltar

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começou hoje na Cecine

As ações foram prestigiadas por estudantes do 6° e 7° ano da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, localizada no bairro da Várzea

O evento de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na UFPE aconteceu hoje (25) pela manhã na Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine) e contou com a presença do reitor Anísio Brasileiro, de professores da Universidade e estudantes do 6° e 7° ano da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, localizada no bairro da Várzea. O tema da semana é “A Matemática está em tudo”, e tem como objetivo mobilizar estudantes em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Fotos: Passarinho

Reitor abordou importância da ciência para os alunos

Para o professor Antônio Carlos de Miranda, parceiro da Cecine, a atividade científica é fundamental para os estudantes. “Experimentos com robótica, biologia, física e matemática, como o lançamento de foguete e observação das manchas solares com o telescópio, vão despertar nos alunos mais interesse pela área científica e ver a ciência como algo bom e positivo. Viva a ciência, viva os alunos!”, disse ele.


Diretora da Cecine, Cida Guilherme, coordena as ações

Para o aluno Wesley Félix, de 13 anos, que pretende ser administrador de empresas, a visita à UFPE é importante para a sua formação. “Quanto mais eu vejo e conheço mais eu vou aprendendo”, disse ele, enquanto participava da oficina de aprender a construir um foguete. “É muito bom conhecer coisas novas que a gente não vê na escola”, apontou a aluna Ericha Tayna, de 13 anos, que pretende ser bióloga marinha.


Aplicações da Matemática são apresentadas aos alunos

“A ciência explica a natureza e o nosso planeta. O papel da Universidade é contribuir para que, através da ciência e do conhecimento, tenhamos uma melhor qualidade de vida”, disse o reitor Anísio Brasileiro.

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia continua durante o dia de hoje (25) e amanhã (26), e pode ser conferida na página da Cecine

HERBÁRIO VIRTUAL – Também estão sendo realizadas atividades referentes à SNCT no INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, das 8h às 17h. As ações ocorrem até sexta-feira (27), em uma sala de exposição, no térreo do Laboratório Central do Centro de Biociências (CB): “Conheça o fóssil de cogumelo mais antigo do mundo”, “A matemática na rotina dos Herbários UFP e URM”; e “Conhecendo uma coleção de plantas e fungos”.

Mais informações
(81) 2126.7030
cecine.ufpe@gmail.com

Data da última modificação: 26/10/2017, 15:47

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização