Notícias Notícias

Voltar

Programa Pipex UFPE disponibiliza conteúdos on-line durante a pandemia do novo coronavírus

Iniciativa é coordenada pelos professores Paulo Antônio Padovan e Isaíras Pereira Padovan, do Departamento de Histologia e Embriologia do CB

Foto: Divulgação

Pequenos experimentos são mostrados pelos pesquisadores

O Programa Integrado Pesquisa, Ensino e Extensão (Pipex) UFPE está com atividades on-line, referentes à Caravana Ciência, Cultura e Esportes. Os conteúdos, disponibilizados no YouTube, trazem uma série de pequenos experimentos com a utilização de materiais descartáveis, caseiros, que podem ser reproduzidos por crianças. Esse material também foi enviado a todas as 23 escolas municipais de Passira, abrangendo os alunos das instituições conveniadas ao programa bem como as demais. Atualmente, as ações presenciais do Pipex estão suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.

O Pipex congrega experiências obtidas com a pesquisa básica, ensino de graduação, pós-graduação e ações extensionistas, que são reunidas e oferecidas de modo indissociável à população (neste caso, escolas municipais do interior do Estado). O objetivo principal é propiciar aos professores e alunos a realização de atividades práticas, complementares ao magistério teórico. A iniciativa é coordenada pelos professores Paulo Antônio Padovan e Isaíras Pereira Padovan, ambos do Departamento de Histologia e Embriologia do Centro de Biociências (CB) da UFPE.

O programa atua no município de Passira, atendendo a quatro escolas. Os locais costumam receber, às segundas-feiras, os monitores (12 estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas e, pelo menos, quatro estudantes das Engenharias – Projeto Maracatronics) para aplicação de práticas referentes às aulas ministradas na semana anterior. Devido à pandemia da Covid-19, não foi possível dar prosseguimento aos trabalhos presenciais. Assim, desde o mês de março, foi iniciado um trabalho on-line, com gravação de práticas e envio semanal aos alunos.

O programa ainda promove “ações integradoras”, como visitas ao Horto Florestal de Dois Irmãos e aos museus localizados na UFPE, gincanas de ciências, além da Caravana Ciência, Cultura e Esportes, realizada semestralmente, em uma das escolas conveniadas.

Mais informações
Professor Paulo Antônio Padovan

pauloapadovan@gmail.com

Data da última modificação: 03/07/2020, 09:10

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização