Notícias Notícias

Voltar

Professor da UFPE publica artigo sobre mortes relacionadas à poluição do ar na Europa em revista internacional

Helotonio Carvalho divulgou material na revista Journal of Global Health

O professor Helotonio Carvalho, do Departamento de Biofísica e Radiobiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou o artigo “Air pollution-related deaths in Europe: time for action” (em português, “Mortes relacionadas à poluição do ar na Europa: hora de agir”) na revista Journal of Global Health, uma revista médica geral com foco em questões relevantes para a saúde global.

O artigo mostra como o uso extensivo de veículos a diesel, a elevada idade da frota de veículos (com predominância de veículos mais poluidores em alguns países) e a grande dependência de carvão para produção de energia em outros países têm contribuído para o número de 500 mil mortes causadas por poluição atmosférica na Europa em 2015, segundo relatório da Agência Europeia do Ambiente.

No Brasil, a poluição atmosférica foi responsável pela morte de, aproximadamente, 52 mil pessoas no mesmo ano. “Infelizmente, o país não tem dado muita ênfase ao combate à poluição atmosférica. No Brasil, não há inspeção veicular obrigatória que vise regular os níveis de poluentes emitidos por veículos leves ou pesados, algo que existe há muito tempo nos principais países desenvolvidos”, explica o professor.

“Além disso, o monitoramento da qualidade do ar é altamente deficiente, deixando de cobrir muitas cidades grandes, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Apesar de possuir 1,6 milhão de habitantes e uma frota de aproximadamente 700 mil veículos, Recife é uma das muitas capitais brasileiras que ainda não dispõe de uma rede de monitoramento de qualidade do ar”, afirma o docente.

De acordo com o docente, seu laboratório está empenhado em estudar os níveis de poluentes atmosféricos atualmente em circulação em Recife, bem como sua composição química e seus possíveis efeitos à saúde humana. Os primeiros resultados envolvendo esses estudos deverão ser publicados no próximo ano.

Mais informações
Professor Helotonio Carvalho
helotonio.carvalho@gmail.com

Data da última modificação: 19/11/2019, 15:36

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização