Notícias Notícias

Voltar

Lançamento do Núcleo de Prospecção e Gestão da Biodiversidade do Nordeste marca 50 anos do CB

Na ocasião, o reitor Anísio Brasileiro aproveitou a oportunidade para falar dos desafios do núcleo e da Universidade

As comemorações dos 50 anos do Centro de Biociências (CB) foram iniciadas com a inauguração do Núcleo de Prospecção e Gestão da Biodiversidade do Nordeste (NPGBio) e da reforma do auditório do centro, na manhã de hoje (12). O evento contou com a participação de autoridades acadêmicas, professores, técnico-administrativos e estudantes do CB. A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do centro e depois houve uma visita ao núcleo.

Fotos: Passarinho

Diretora do centro, Maria Eduarda, discursa na solenidade

“A biologia é a ciência do futuro, já que pode fornecer suporte à satisfação das necessidades humanas com sustentabilidade. Foi nesse contexto de sustentabilidade que emergiu o núcleo inaugurado hoje. É importante que o Núcleo de Prospecção e Gestão da Biodiversidade do Nordeste nos ajude a pensar: qual a universidade, o Nordeste, o país que queremos? Precisamos de modelos sustentáveis para que nossos recursos naturais sejam geradores de emprego e renda. Precisamos gerir conhecimento e propor formas de atuar neste sentido”, afirmou o professor Marcelo Tabarelli, responsável pelo núcleo.


Novo espaço amplia atuação do Centro de Biociências

O docente formou a mesa de abertura do evento junto ao reitor Anísio Brasileiro; a pró-reitora para Assuntos Estudantis, Ana Cabral; a pró-reitora de Gestão Administrativa, Paula Albuquerque; o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Thiago Galvão; o pró-reitor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação, Décio Fonseca; a diretora do CB, Maria Eduarda Larrazábal e a vice-diretora do centro, Oliane Magalhães.

O reitor Anísio Brasileiro aproveitou a oportunidade para falar dos desafios do núcleo e da Universidade. “As universidades são o lugar natural do risco. Nosso trabalho, como pesquisadores, é arriscar. Esse núcleo é inovador, inclusivo, interdisciplinar. Ele é importante para o Nordeste, mas também para o mundo. O grande desafio é torná-lo internacional”, afirmou. Após a cerimônia, foram descerradas as placas de inauguração da reforma do auditório e do Núcleo de Prospecção e Gestão da Biodiversidade do Nordeste.


Gestores, professores e alunos comemoram os 50 anos do CB

CENTRO - O Instituto de Biociências (IB) foi inaugurado em 1968 e foram criados sete laboratórios: Biologia Geral, Genética e Patologia Geral e Experimental; Bioquímica; Biofísica; Histoquímica e Histofisiologia Geral e Morfogênese; Botânica; Zoologia; e Ecologia. O IB passou a ser denominado Centro de Ciências Biológicas (CCB) em 1973. No ano seguinte, o CCB passou a ser estruturado pelos Departamentos de: Morfologia; Bioquímica e Biofísica; Biodinâmica; Biologia Geral; Micologia; e Biologia Especial.

Atualmente, o centro é composto por dez departamentos: Anatomia; Antibióticos; Botânica; Biofísica e Radiobiologia; Bioquímica; Fisiologia e Farmacologia; Genética; Histologia e Embriologia; Micologia; e Zoologia. Conta com 12 programas de pós-graduação e quatro cursos de graduação. Em 2015, passou a se chamar de Centro de Biociências (CB), atendendo a uma demanda dos próprios estudantes.

 

 

Data da última modificação: 14/12/2018, 08:36

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização