Notícias Notícias

Voltar

Laboratório de Neurodinâmica da UFPE promove evento sobre o combate ao preconceito contra pessoas com epilepsia

O Purple Day será realizado no Centro de Biociências

No próximo dia 27, o Laboratório de Neurodinâmica, coordenado pelo professor Marcelo Cairrão, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, do Centro de Biociências da UFPE, realizará o evento Purple Day Neurodinâmica 2020. Ele está em sintonia com o evento mundial de combate contra o preconceito contra a pessoa com epilepsia. A realização conta com o apoio do Movimento de Apoio à Pessoa com Epilepsia de Pernambuco (Mape-PE), dirigido por Adriana Bachmann, e da Federação Brasileira de Epilepsia. 

As atividades terão início às 8h, com panfletagem e divulgação na entrada da UFPE. Às 10h, a panfletagem e a divulgação serão na Reitoria da UFPE.

O professor Marcelo Cairrão, que realiza pesquisa com epilepsia, diz que é possível perceber pelos relatos que existe muito preconceito contra as pessoas com epilepsia. “É preciso conscientizar que o contato direto com pessoa com epilepsia não transmite a doença. Relatos de crises epilépticas são muitas vezes atribuídos a possessões demoníacas, o que acabou inspirando filmes como ‘O Exorcista’. Este tipo de obra apenas aumenta o preconceito contra as pessoas com epilepsia”, afirma ele. 

PESQUISA – O docente relata também que seu laboratório está atualmente realizando uma pesquisa científica inovadora, através de um som com possível efeito anticonvulsivante, e convida as pessoas com epilepsia refratária a entrarem em contato com o laboratório para se candidatarem ao experimento.

Os resultados iniciais são promissores, mas necessitam de um número maior de voluntários para confirmarmos os efeitos anticonvulsivantes do som. Trata de uma nova ferramenta que não envolve remédios, e pode representar esperança para os pacientes refratários, isto é, aqueles que mesmo tomando remédios continuam tendo as crises, e cujos médicos às vezes já não sabem mais o que fazer.

Mais informações
Instagram 

Igor Tchaikovsky
(81) 9.9729.9539

Marilia Marinho
(83) 9.9654.4939

Data da última modificação: 02/03/2020, 16:54

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização