Notícias Notícias

Voltar

Laboratório da UFPE produz maquetes para projeto urbanístico nacional

A apresentação dos projetos ao público ocorrerá durante a 72ª Reunião Geral da Federação Nacional dos Prefeitos (FNP), de 27 a 29 deste mês, no Recife

O Laboratório de Maquetes do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE está confeccionando maquetes para projetos de requalificação de ruas em dez cidades brasileiras no contexto do “Projeto Ruas Completas”, uma iniciativa da ONG WRI Brasil em parceria com a Federação Nacional dos Prefeitos (FNP) . No Recife, a escolhida para receber o projeto foi a Rua da Hora e o projeto foi desenvolvido pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) da Prefeitura do Recife.

Foto: Divulgação

Maquetes foram confeccionadas por alunos de Arquitetura e de Expressão Gráfica

A apresentação dos projetos ao público ocorrerá durante a 72ª Reunião Geral da FNP, de 27 a 29 deste mês, no Recife. Por essa razão, a confecção das maquetes concentrou-se nesta cidade, resultando de um convite do ICPS ao Laboratório de Maquetes da UFPE. Para atender à demanda está foi realizado o “Workshop de Maquetes: Projeto Ruas Completas”, fruto de parceria entre a UFPE, a WRI Brasil e FNP, o ICPS – PCR, e o Laboratório de pesquisas Inciti.

No evento, orientado pelos professores Pascal Machado e Mirela Duarte, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, as maquetes foram confeccionadas por 22 alunos da UFPE, sendo oito alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo convidados para compor a comissão de organização do evento; 14 alunos selecionados via análise de currículo e portfólio, sendo 11 alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e três alunos do curso de Expressão Gráfica da UFPE.


Foram utilizados materiais como acrílico, madeira e mdf

Para a confecção das maquetes, o evento também contou com o apoio do Laboratório Grea 3D do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE que disponibilizou a máquina de corte a laser e a impressora 3D. “Foi um momento de grande aprendizado para os alunos, na medida em que eles tiveram contato com novos materiais, como acrílico, madeira e mdf, e tecnologias como o corte a laser, para confecção de maquetes para exposição, uma especificidade pouco explorada no decorrer dos cursos de graduação”, atesta a professora Mirela Duarte.

Mais informações
Professora Mirela Duarte
mireladuarte@gmail.com

 

 

Data da última modificação: 17/11/2017, 14:54

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização