Notícias Notícias

Voltar

Festival Pint of Science vai ser realizado no modo remoto de 8 a 10 de setembro

Entre os temas abordados estão a pandemia e missão brasileira na Antártica

O festival anual de ciências Pint of Science, que sempre ocorre em ambientes descontraídos como um bar ou um café, neste ano vai se ajustar ao modo pandemia de ser e, de 8 a 10 de setembro, será realizado por meio de transmissão virtual, sempre às 17h, através do canal no YouTube da UFRPE. 

Também em consonância com o novo normal, as palestras do primeiro dia (8) abordarão o desenvolvimento da pandemia no Nordeste, os avanços nas vacinas e as soluções do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron para a Covid-19, com a participação dos pesquisadores Jones Albuquerque (UFRPE-Lika), Ernesto Marques Júnior (Fiocruz) e Ana Carolina Zeri (CNPEM).

Na quarta-feira (9), o segundo dia, a temática será a missão brasileira na Antártica, com os pesquisadores Gustavo de Oliveira (Paleontar) e Paula Sucerquia (CTG-UFPE), que tratarão sobre as pesquisas realizadas no continente gelado. Também vai participar da edição o professor Hermeson de Oliveira (Uespi), que desenvolve pesquisas com espécies de briófitas e líquens da região.

E para finalizar a programação, no terceiro dia (10), o Pint of Science Recife 2020 debaterá sobre a ciência inclusiva, com a participação de Lucy Souza, uma mulher trans, que vai abordar a importância da representatividade na ciência. Tarisson Nawa, indígena acreano que estuda as origens do seu povo, dará voz aos índios cientistas; e Alyne Nunes, estudante de doutorado, é pesquisadora das epistemologias negras, além de se debruçar sobre outros assuntos.

Com o propósito de aproximar os temas científicos da população, o evento tem escala mundial e no Recife é organizado voluntariamente por um grupo de professores e pesquisadores da UFPE e UFRPE. Entre eles, Pedro Nunes (Biologia), Flavia Vasconcelos (CAA-UFPE) e Paula Sucerquia Rendón (Geologia/UFPE).

Segundo Pedro Nunes, a decisão de manter o evento, mesmo que não presencialmente, deve-se à determinação de não interromper a periodicidade, que está na 3ª edição no Recife. “Ao optarmos pelo modo virtual, temos a desvantagem da falta de contato próximo, mas contamos com a vantagem de poder alcançar mais pessoas”, afirma.

Data da última modificação: 01/09/2020, 15:39

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização