Notícias Notícias

Voltar

Equipe da UFPE realiza sequenciamento dos genomas das cepas de SARS-CoV-2

O estudo está sendo realizado na Plataforma Multiusuários de Genômica e Transcriptômica do Centro de Biociências

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deu início ao sequenciamento dos genomas das cepas de SARS-CoV-2, uma etapa imprescindível para o estudo epidemiológico da Covid-19. “Será possível determinar não somente as origens geográficas das cepas circulantes em Pernambuco, assim como também viabilizará a compreensão do modo de disseminação da doença”, explica o coordenador do projeto, o professor Valdir de Queiroz Balbino, do Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva (Labbe) do Departamento de Genética. O estudo está sendo realizado na Plataforma Multiusuários de Genômica e Transcriptômica do Centro de Biociências (CB).

Fotos: Divulgação

Equipe envolvida no sequenciamento conta com 30 pessoas

O sequenciador (modelo Miseq Illumina) adquirido pela Universidade foi instalado e validado no final da primeira quinzena deste mês, viabilizando o estabelecimento da rotina de sequenciamento genômico do novo coronavírus. De acordo com o professor, as bibliotecas estão sendo preparadas com kits específicos que permitem a amplificação e o sequenciamento em um curto intervalo de tempo. Foram obtidas as sequências genômicas de sete cepas do vírus, provenientes de Recife e Caruaru. Nas próximas rotinas, serão incluídas amostras representativas de outros municípios pernambucanos, a fim de se obter uma melhor representação da diversidade genéticas das cepas virais circulantes no Estado.

“Os resultados obtidos mostraram que as cepas circulantes no Estado de Pernambuco apresentam níveis reduzidos de variabilidade genética, à semelhança do que vem sendo observado em outros estados e em outros países. À medida que forem sendo produzidas novas sequências genômicas, será possível determinar as prováveis origens das cepas virais que circulam em Pernambuco”, explica. Adicionalmente, será verificado o grau de diversidade genética deste vírus, contribuindo para o esforço internacional que busca identificar as regiões genômicas mais informativas para o desenvolvimento de vacinas de ampla abrangência e de produtos terapêuticos específicos para o tratamento da Covid-19.

Já foram obtidas as sequências genômicas de sete cepas do vírus

A equipe envolvida nas etapas necessárias para a obtenção das sequências genômicas virais (que inclui os procedimentos de extração do material genético do vírus, preparação das bibliotecas, amplificação, sequenciamento e análise por métodos de bioinformática das sequências nucleotídicas geradas) é composta por 30 integrantes, incluindo médicos, biólogos, biomédicos e profissionais de informática da UFPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (Uast) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As professoras Maira Galdino da Rocha Pitta e Michelly Pereira, do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica – Suely Galdino (Nupit-SG), são responsáveis pelo fornecimento das amostras de SARS-CoV-2 a serem sequenciadas.

Para Balbino, a realização deste projeto consolidará a UFPE como referência regional e nacional no sequenciamento do SARS-CoV-2, resultando na formação de recursos humanos altamente capacitados nas áreas de virologia, genética e epidemiologia molecular, genômica e bioinformática. “A infraestrutura criada, assim como a expertise ora instalada, servirá para que a Universidade possa atuar no monitoramento permanente da Covid-19 em Pernambuco nos próximos meses e anos, gerando informações que sirvam para embasar a tomada de decisões, por parte dos órgãos de saúde municipais e estaduais, acerca da adoção de medidas que minimizem a disseminação da doença no nosso Estado”, ressalta.

Ele destaca ainda que os mesmos equipamentos utilizados durante a pandemia servirão para a realização de projetos institucionais que tenham como objeto de interesse o sequenciamento de organismos de interesse médico, veterinário e agronômico, colocando a UFPE em evidência como um dos mais importantes centros de sequenciamento genômico da Região Nordeste.

Data da última modificação: 31/07/2020, 17:22

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização